O seguro de autoconstrução é basicamente o que parece sugerir, um tipo de seguro para quem deseja realizar algum tipo de projecto de construção por conta própria.
Este tipo de seguro oferece protecção ou cobertura para os iniciantes ou proprietários desses projectos, com vista a proteger da maioria das ocorrências esperadas, e até inesperadas, durante ou após o projecto de construção.
As especificidades do seguro de autoconstrução são determinada, geralmente, pela companhia de seguros que concede o seguro e, embora alguns detalhes possam diferir, contêm alguma cobertura que é a mesma em todos os aspectos. Por exemplo, alguns dos factores cobertos pelo seguro de autoconstrução são obrigações legalmente impostas pelo construtor, possivelmente como consequência das leis municipais em relação ao tipo de projecto de construção em questão.
Outros factores podem ser materiais que o construtor ou a pessoa que está a executar o projecto de construção possa precisar para garantir que ele ou ela tenha alguma tranquilidade em relação a eventualidades do mesmo, como no caso de um incêndio criminoso no prédio.
Outra consideração no seguro de autoconstrução decorre do facto de que o construtor seria sensato em obter a cobertura de seguro como resultado de qualquer perda que possa ocorrer durante a construção, ou de qualquer disputa entre o construtor ou o proprietário do projecto e qualquer pessoa contratada para executar um serviço para atingir a meta de construção.
O seguro de autoconstrução também fornecerá cobertura para o construtor no caso de qualquer tipo de vandalismo que possa ocorrer durante ou após a construção, levando ao roubo ou destruição de materiais de construção utilizados no processo de construção. Supondo que existe um prazo para concluir o projecto e que ocorram contratempos inesperados decorrentes de mudanças imprevistas no clima, ferimentos ou doenças por parte dos principais trabalhadores, a cobertura do seguro de autoconstrução ajudará a aliviar as perdas.
Na maioria das vezes, as pessoas que realizam esses projectos de construção fazem-no com dinheiro ou empréstimos que possam ter obtido dos bancos, tornando obrigatório que eles adquiram alguma forma de seguro como parte das condições para a concessão dos empréstimos. As instituições financeiras que incluem esta condição fazem-no com o objectivo de evitar qualquer inadimplência dessas pessoas, caso algo negativo aconteça durante o processo de construção ou mesmo depois que isso torne provável que os mutuários não cumpram o pagamento do empréstimo. A pessoa que está a realizar o projecto também pode estar bem atendida para obter esse tipo de seguro na eventualidade de haver algum tipo de disputa legal. Neste caso, o seguro fornecerá cobertura.