A M Auto, uma startup de “mobilidade como serviço”, angariou fundos não revelados para a transformação e industrialização de África (ATIF), para lançar no Togo e no Benim. Com esta mudança, a M Auto será vista como a maior startup de veículos eléctricos em África, com três mil bicicletas eléctricas prontas para o mercado.
A missão da M Auto é fornecer acesso a soluções inovadoras e sustentáveis de mobilidade eléctrica para melhorar a qualidade de vida de todos os utilizadores africanos. A startup acredita que os africanos merecem tecnologia de qualidade e acessível para poderem ser os seus próprios patrões.
A plataforma utiliza um modelo de leasing para o seu modelo verde (zero emissões de carbono), acessível, activado digitalmente, que oferece um alcance de quilometragem através de estações de carregamento de baterias intercambiáveis.
“Benim e Togo têm a maior procura de duas rodas comerciais e uma política governamental progressiva para a produção doméstica na transição energética”, disse Yasmeen Jawaharali, co-fundador da M Auto.
“A M Auto foi bem recebida para construir capacidade de produção na zona industrial que irá impulsionar a inovação interna e o desenvolvimento sustentável a longo prazo”, acrescentou.
A M Auto começou a construir as suas próprias fábricas no Togo e no Benim, que irão fabricar bicicletas electrónicas e baterias exclusivas, especialmente concebidas para o mercado africano, permitindo criar mais empregos e assegurando que o processo é feito por africanos para africanos.
Benim e Togo são apenas o início. A ambição de Jawaharali é expandir-se rapidamente para os mercados vizinhos e mais longínquos após o estabelecimento da base de apoio. A M Auto é apoiada pelo Fundo para a Transformação e Industrialização de África (ATIF), um fundo de investimento centrado em África.
Shegun Adjadi Bakari, um parceiro da ATIF que tem mais de 15 anos de experiência em Finanças e Project Finance, tanto no mercado europeu como no africano, acredita que não é possível alcançar o net-zero sem África e sustenta que através da adopção de uma transição de energia limpa que resulte na criação de emprego os africanos podem ser retirados da pobreza.
“As soluções para os problemas do mundo real e as oportunidades para as pessoas aumentarem a escada do rendimento são a única forma de levar África à net-zero”, explica ele. “O investimento na M Auto está totalmente alinhado com a visão e a missão da ATIF de acelerar a transformação industrial e a transição ecológica de África, criando simultaneamente empregos e tirando as pessoas da pobreza”.
O lançamento no Togo e no Benim é a próxima fase do crescimento da M Auto e a primeira expansão internacional, tendo provado com sucesso que a tecnologia, o financiamento e os trabalhos do modelo de infra-estruturas de tarifação funcionam. Os planos a longo prazo incluem a expansão para o resto de África.