Quando o assunto é seguro, o profissional de Ciências Actuariais pode até não ser o mais lembrado, mas o trabalho realizado por ele é um dos mais importantes e primordiais dentro do contexto do mercado segurador.
O actuário é o responsável por mensurar os riscos assumidos pelas seguradoras, calculando as probabilidades associadas aos eventos e avaliando a magnitude dos impactos decorrentes. A partir destes factores, ele estabelece a dimensão dos prémios, indemnizações, benefícios, provisões técnicas e a solvência de uma companhia.
Os conhecimentos e competências de quem actua nesta função estão direccionados para a busca permanente pelo equilíbrio económico-financeiro nas operações de seguros, com base em princípios da ciência actuarial e nas directrizes de subscrição, retenção e gestão de riscos.
O trabalho do actuário envolve o futuro dos indivíduos, pois indica o valor do prémio a ser cobrado hoje, de forma a que possa resultar em protecção no amanhã, seja em função de um eventual internamento hospitalar, morte, invalidez, roubo de automóvel, incêndio, ou de outros riscos que possam ser segurados.
Esta figura é também responsável por medir e administrar riscos dentro das seguradoras, analisando uma diversidade de variáveis. Contudo, no universo que envolve a gestão de riscos, o trabalho desse profissional não fica restrito tão somente às companhias seguradoras.