O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, informou, na semana passada, em Luanda, que o Governo angolano assumiu a responsabilidade de promover e acelerar o Mercado Único Digital em África, bem como o ambiente empresarial.
Para o governante, que forneceu esta informação quando falava no acto de abertura do Fórum do Pólo Tecnológico 2022, sobre tecnologias digitais em África, o Governo angolano também promove diferentes eventos para impulsionar o conhecimento sobre o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
“O Governo, portanto, está envolvido em diferentes agendas temáticas de transformação digital, posicionando-se como uma força motriz para acelerar o Mercado Único Digital Africano”, informou o ministro.
Ainda segundo Manuel Homem, a modernização tecnológica dos serviços públicos, a difusão e a inclusão digital são ferramentas essenciais para efeitos de boa governação e participação dos cidadãos no processo de tomada de decisões, bem como para o bem-estar económico e social.
Neste contexto, acrescentou, o Governo continuará a investir na estruturação e indução de projectos como a criação da indústria e do mercado de radiodifusão televisiva, no âmbito da estratégia de migração digital, a info-estrutura nacional de banda larga, baseada no sistema de cabo submarino e terrestre, a transmissão por satélite de info-estrutura, no projecto Angosat, e os sistemas de observação da Terra, no âmbito da estratégia do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN).
“Continuaremos a promover o desenvolvimento sustentável dos serviços de telecomunicações de uso público e a formular orientações que permitam, a médio e longo prazo, satisfazer as necessidades básicas das populações, das empresas e de todos os outros utilizadores, em todo o território nacional”, mencionou.
O Fórum Tech Hub 2022, que se realizou sob o lema “Angola’s Leadership for Digital Transformation in Africa”, foi promovido pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MTTICS), em parceria com a Internet Technology Angola (ITA ), por ocasião do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, que se celebrou no passado dia 17 de Maio.
Discussion about this post