A PHC Software Moçambique, empresa que se dedica ao desenvolvimento de softwares de gestão, incentiva as Pequenas e Médias Empresas (PME) moçambicanas a aderirem de forma faseada à digitalização das suas empresas, por forma a acompanharem a dinâmica global da transformação digital.
A empresa acredita que um investimento faseado é menos oneroso e pode estar ao alcance das PME nacionais porque, “aos poucos, as PME podem identificar as áreas prioritárias e que, com mais urgência, precisam de automatizar o seu funcionamento para desempenharem com 100% de assertividades as suas tarefas”.
Segundo o responsável pelo desenvolvimento de negócio nos mercados africanos da PHC Software, Víctor Cau, o entendimento de que a aquisição de softwares de gestão envolve custos elevados passa a não ser aplicável quando as empresas decidem aderir a um modelo paulatino de investimento. “As PME têm a percepção de que o investimento na aquisição de softwares de gestão empresarial está apenas ao alcance das grandes empresas, o que não é verdade”, afirmou aquele responsável, adiantando que, na carteira de clientes, “a PHC tem desde micro a grandes empresas e só isso já é um factor que evidencia a acessibilidade dos softwares que desenvolve”.
Víctor Cau falava durante a 9ª edição da MozTech – Feira de Tecnologia de Informação e Comunicação de Moçambique, que arrancou na quarta-feira, dia 18 de Maio, em Maputo. O responsável pelo desenvolvimento de negócio nos mercados africanos da PHC Software foi um dos oradores do evento, onde apresentou o estudo “Digitalização da Gestão Empresarial em Moçambique”,
Para Cau, torna-se ainda mais imperioso que as PME nacionais adiram à transformação digital, uma vez que o Estado, que é o maior contratante em Moçambique, está a apostar cada vez mais no digital, sobretudo nas áreas de fiscalização e tributação.
“No nosso estudo constatamos, por exemplo, que 75% dos inquiridos não tem conhecimento do projecto das máquinas fiscais da Autoridade Tributária que visa, essencialmente, integrar num único pacote toda a burocracia relativa à tributação das empresas. É preciso que as PME estejam atentas a essas dinâmicas e não sejam apanhadas de surpresa”, sublinhou o responsável pelo desenvolvimento de negócio nos mercados africanos da PHC Software.
O estudo “Digitalização da Gestão Empresarial em Moçambique”, lançado recentemente, em Maputo, revela que mais de 58% das PME moçambicanas ainda não iniciaram o processo de transformação digital. Destas, 79,3% sequer tem uma estratégia delineada sobre esta matéria, ainda que já tenha pensado na necessidade de apostar no digital.
A pesquisa concluiu, igualmente, que a adesão à digitalização em 77% das 150 PME inquiridas está condicionada pela falta de recursos humanos capacitados para operar no ambiente digital.
A PHC Software acredita que a gestão é um motor de felicidade e que empresas bem geridas conseguem melhores resultados e maior produtividade. Os softwares de gestão empresarial são ferramentas essenciais no processo de digitalização das empresas, permitindo criar um ecossistema onde colaboradores têm uma melhor experiência de trabalho e os clientes têm melhores produtos. Fomentam, também, um maior rigor e e uma maior transparência nas organizações, factores fundamentais nas diferentes áreas de investimento.
Discussion about this post