O turismo é um grande motor de receitas para muitos países africanos. Contudo, o sector sofreu um grande impacto nos últimos dois anos, devido à pandemia do coronavírus.
No auge do susto sanitário global em 2020, e mesmo até 2021, praticamente todos os países africanos foram obrigados a encerrar as suas fronteiras terrestres e marítimas como parte de uma restrição global de viagens destinada a travar a propagação do vírus. Infelizmente, esta medida tinha inevitavelmente encerrado o turismo mundial. E milhares de milhões de dólares foram perdidos no processo.
Para mostrar quão grave foi o impacto da pandemia no sector do turismo em África, o portal Business Insider Africa revelou as estatísticas da Organização Mundial do Turismo da ONU, que mostram que as receitas do turismo internacional (ou seja, as despesas dos visitantes internacionais em África) diminuíram significativamente em 62,7%, de 39 mil milhões de dólares, em 2019, para 14 mil milhões de dólares, em 2020.
Mas há algumas boas notícias. De acordo com o rastreador de recuperação do turismo da UNWTO, as chegadas de turistas internacionais a África situavam-se em 69% em Janeiro de 2022. As restrições de viagem por todo o continente também caíram para 9,43% de um máximo de 84,91% em Junho de 2020.
Isto não quer dizer que tudo tenha voltado ao normal. De facto, o número de turistas internacionais que chegam a África é ainda muito abismal em comparação com os níveis pré-pandémicos.
Com base nos dados disponíveis da UNWTO, 18,5 milhões de turistas internacionais visitaram África em 2021, em comparação com 68,2 milhões em 2019. Estes números são indicativos de um declínio de 72,9% de ano para ano.
Com base nas estatísticas de 2021, abaixo estão os sete países africanos com as chegadas turísticas internacionais mais elevadas. Agora, é importante ter em mente que a UNWTO enfatizou que a sua classificação está sujeita a alterações, à medida que o tempo passa e mais actualizações são disponibilizadas.
África do Sul: Um total de 2,3 milhões de turistas internacionais chegou a este país em 2021.
Tanzânia: Novecentos mil turistas internacionais chegaram a este país em 2021.
Etiópia: Um total de 500 mil turistas internacionais chegou a este país em 2021.
Ilha de Reunião: Trezentos mil turistas internacionais chegaram a este país em 2021.
Essuatíni: Duzentos mil turistas internacionais visitaram este país em 2021.
Seychelles: Um total de 200 mil turistas internacionais chegou a este país em 2021.
Maurícias: Duzentos mil turistas internacionais chegaram a este país em 2021.
Discussion about this post