O contrato mais líquido do ouro fechou em queda, pressionado pelo avanço do dólar ante rivais. As perspectivas de aperto monetário agressivo pelo Federal Reserve (Fed) continuam a pesar nos mercados.
Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para Junho encerrou a sessão em queda de 0,22%.
A Western Union, citada pelo portal Terra, destaca que o avanço do dólar decorre das declarações do presidente do Fed, Jerome Powell, que sinalizou uma prontidão para “considerar uma mudança mais agressiva” para aumentar as taxas, se a inflação permanecer teimosamente alta. Quando o dólar sobe, as commodities cotadas na moeda americana tornam-se menos atractivas para os detentores de outras moedas.
De acordo com o TD Securities, o ouro não conseguiu manter a linha de tendência do mercado em alta perto de US$ 1830, já que Powell não ofereceu tréguas ao mercado. “Continuamos a ver mais potencial de queda para o ouro”. Para o Commerzbank, após os comentários do banqueiro central, alguns participantes do mercado parecem ter interpretado que o Fed vai apertar a sua política monetária, mesmo que haja sinais económicos reais de desaceleração.