O Governo dos Estados Unidos da América, através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), lançou um programa para apoiar os esforços de reconstrução nas comunidades afectadas por ciclones e outras catástrofes naturais, na província de Sofala.
De acordo com um comunicado de imprensa da USAID, citado pelo Notícias, esta é uma iniciativa em colaboração com os governos locais, empresas e membros da comunidade, que consistirá na reconstrução de casas e infra-estruturas públicas, tornando-as resistentes a eventuais choques climáticos. A agência fará uma parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) com vista à implementação deste plano denominado “Recuperação Resiliente da USAID em Sofala”.
Para o efeito foram seleccionados 24 edifícios públicos que servirão como escolas, armazéns comunitários, mercados e centros de saúde, que se tornarão em abrigos seguros durante a ocorrência de ciclones.
Além de privilegiar infra-estruturas, o programa vai também proporcionar formação em práticas agrícolas resilientes, gestão financeira e técnicas de construção resistentes às intempéries.
“Moçambique é um dos países mais vulneráveis a catástrofes naturais, que se agravaram nos últimos anos devido às alterações climáticas. O investimento em infra-estruturas multiusos é uma forma de ter comunidades resilientes e, ao mesmo tempo, ajudar a salvar vidas e meios de subsistência”, disse o embaixador dos EUA Peter H. Vrooman.
O trabalho centrar-se-á nas áreas baixas do Corredor da Beira, na província de Sofala, prestando apoio directo a aproximadamente oito mil famílias. Os edifícios públicos irão beneficiar 650 mil pessoas que vivem nos distritos de Dondo, Búzi e Nhamatanda e absorverão 10,1 milhões de dólares durante três anos.
A construção de infra-estruturas resistentes a futuras emergências é uma componente da assistência mais ampla do Governo dos EUA em Moçambique que fornece 500 milhões de dólares em assistência anual.