A Electric Vehicle Centre Africa, também conhecida como Build Your Dreams Zimbabwe (BYD), associou-se à Zuva (uma das principais empresas integradas de energia da África) para esta primeira rede de estações de carregamento de veículos eléctricos no Zimbabué.
O posto de abastecimento Zuva Borrowdale é o primeiro a receber o primeiro carregador. Depois, as estações de carregamento de veículos eléctricos serão levadas para as estações de serviço Zuva dentro das cidades de todo o país e ao longo das principais estradas.
O gerente da EVCA, Mufaro Mugumbate, lembrou que existiam já várias organizações a fazer encomendas de veículos eléctricos, pelo que havia uma grande necessidade de implementar a rede de carregamento para fazer funcionar o sistema.
A adopção de carros eléctricos é uma opção que em muito contribui para reduzir a factura de importação de combustível e as emissões com efeito estufa que prejudicam o ambiente.
No âmbito da Política Nacional de Energias Renováveis, o Governo do Zimbabué estabeleceu objectivos claros para minimizar as emissões com efeito estufa, promovendo a utilização de veículos eléctricos para adicionar aos biocombustíveis e à mistura de etanol.
“Uma das principais áreas de preocupação que afectam a adopção de veículos eléctricos em qualquer lugar ou país do mundo é a disponibilidade da infra-estrutura de carregamento de apoio e esta é uma área em que o EVCA e Zuva gostariam de abordar”, disse Mugumbate.
“O projecto vai arrancar com a instalação de um carregador CCS Tipo 2 de 60kW DC, um dispositivo super rápido capaz de carregar o BYD T3 (alcance de 300km) e BYD E6 (alcance de 500km) em menos de 1,5 horas. Ou seja, com o BYD E6 e BYD T3, após uma única carga de 1 hora e 30 minutos, pode-se obter uma autonomia de 500km e 300km respectivamente. O carregador CCS2 é compatível com todos os veículos eléctricos BYD e autocarros eléctricos BYD e é também compatível com os veículos eléctricos europeus”, acrescentou Mugumbate, realçando que os carregadores também podem ser alimentados por energia solar, sendo assim amigos do ambiente.
A EVCA é encorajada pelo quadro de política de veículos eléctricos definido para ser lançado este ano pelo Ministério da Energia e do Desenvolvimento Energético, que deverá acelerar a adopção de soluções de e-mobilidade no Zimbabué.
Alguns dos modelos de veículos eléctricos para os quais a rede de carregamento está a ser desenvolvida já estão disponíveis para visualização e condução de testes.