Golden Circle significa Círculo Dourado e é uma metodologia que auxilia empresas, líderes e gestores a encontrarem o seu propósito e gerar valor a uma nova ideia. Por meio de 3 perguntas (Por quê?, Como? e O quê?), o conceito busca engajar e inspirar pessoas.
Golden Circle é uma forma tradicional de se divulgar uma marca e tentar vender seus produtos/serviços, representada por Simon Sinek, em seu livro Comece com o Por quê? (Start with Why).
A Golden Circle foca em começar com um propósito claro, isto é, definir porquê seu negócio existe, e através dessa perspectiva, desenhar estratégias de como entregar essa proposta de valor nos serviços ou produtos oferecidos.
Porquê, Como e O quê
O Golden Circle é constituido por três pilares“Por quê”, “Como” e “O quê”.
Por quê – Why: por quê a empresa existe e faz o que faz, o propósito.
Como – How: os meios pelos quais a organização entrega sua proposta de valor.
O quê – What: o que a empresa de facto entrega, em termos de produto e serviço.
O que sustenta a teoria do Golden Circle é a biologia, uma vez que sua estrutura correlaciona-se exactamente com três componentes principais do cérebro. O neocórtex, responsável pelo pensamento analítico, racional e pela linguagem, corresponde ao nível que compreende ao “o quê/what”. Ja as secções why e how / por quê e como, correspondem ao cérebro límbico, responsável pelos sentimentos, como confiança e lealdade.
O que está por trás do Golden Circle é: as pessoas respondem melhor quando as mensagens comunicam com as partes do cérebro que controlam emoções, que por sua vez, potencializam a influência sobre comportamentos, e consequentemente, a tomada de decisão.
Discussion about this post