Os empresários moçambicanos estão a investir para suprir a falta de qualidade de embalagem e rotulagem com vista a promover a competitividade dos produtos nacionais.
Para o efeito, a Câmara de Comércio de Moçambique (CCM) organizou recentemente, em Maputo, um seminário de capacitação dos operadores comerciais em matérias sobre o regime jurídico de rotulagem na embalagem de produtos alimentares.
Falando na ocasião, o presidente da CCM, Álvaro Massingue, disse que a organização do evento se enquadra nas atribuições da sua instituição destinadas a incentivar, junto do empresariado nacional, as melhores práticas de comércio internacional e exportações.
Segundo o Álvaro Massingue, mencionado pelo Notícias, a concretização deste objectivo exige que os produtos moçambicanos sejam devidamente identificados e embalados quer para a satisfação do cliente, quer para a garantia da protecção da sua qualidade.
“Estes são, a par da certificação da qualidade, os maiores desafios que os produtores nacionais enfrentam para melhorar a sua competitividade, tanto no mercado nacional, como no internacional. É indiscutível que uma boa qualidade de embalagem e rotulagem também atraem os compradores”, disse.
De acordo com o presidente do CCM, apesar de serem de melhor qualidade, muitas vezes os produtos nacionais são preteridos a favor dos importados por não darem a devida importância à qualidade de embalagem e rotulagem.
O evento resultou de uma parceria entre a CCM, Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) e o Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ). Participou também no seminário a Associação dos Produtores e Importadores de Bebidas Alcoólicas (APIBA) que, sendo uma agremiação de empresas privadas que conta com longa experiência em matérias de embalagem e rotulagem, partilhou igualmente seus conhecimentos neste processo.
A Câmara de Comércio de Moçambique comprometeu-se em prosseguir com o estabelecimento e estreitamento de parcerias para cumprir com o desiderato de servir a classe empresarial nacional e fomentar melhores capacidades para o seu desempenho e lucratividade dos seus serviços.