Há algo para cada viajante que se dirige para a África do Sul. As suas cidades elegantes, estradas soberbas, cozinha deliciosa e parques nacionais acessíveis coroam tudo isto.
Se estiver a pensar em visitar a África do Sul, o número absoluto de lugares que poderá ver e de coisas para fazer pode ser esmagador. Vejas estas dicas do guia de viagem Further Africa.
A África do Sul é vasta, e alugar um carro é a forma mais conveniente e flexível de a explorar. Há muitas empresas de aluguer de automóveis à escolha, incluindo as principais marcas mundiais como a Hertz, Budget e Avis.
Se quiser ir de autocarro para ver o país, há alguns que fazem escala em todas as principais atracções turísticas. Os autocarros locais são acessíveis, mas movem-se lentamente e são escassos.
Para viagens de longa distância, os minibus são uma opção rentável e eficiente. Informe-se na sua pousada ou com amigos locais sobre onde encontrá-los e se eles estão disponíveis para os destinos que deseja. Para voos, use o Skyscanner para encontrar o melhor dia para voar para ou da África do Sul.
Vida selvagem
Os Cinco Grandes, ou seja, leão africano, leopardo, búfalo, elefante e rinoceronte, e parques acessíveis e reservas nacionais, fazem da África do Sul um dos principais destinos de safari. Em Kruger, Kgalagadi, e outros parques, é possível conduzir profundamente na vasta região selvagem, ou acompanhar os guardas-florestais de khaki-clad em passeios guiados e caminhadas.
Aventura ao ar livre
Há inúmeras maneiras de apreciar a vida selvagem e as paisagens que lhes despertam a alma. Com alojamentos que vão desde acampamentos familiares a alojamentos de luxo, é possível fazer caminhadas no mato com guias altamente treinados, procurando as minúsculas espécies que mantêm o ecossistema a funcionar.
Aventura sul-africana
Se a adrenalina desportiva não é o seu estilo, experimente uma caminhada. Há caminhadas de vários dias através de reservas de vida selvagem, caminhadas de dia poeirentas no semi-deserto de Karoo, caminhos ‘frouxos’ ao longo da costa do Cabo e caminhadas nocturnas nos picos por vezes cobertos de neve de Drakensberg.
Museus
Se visitar a África do Sul sem compreender a sua História turbulenta perderá um aspecto importante da identidade do país. Os museus de Joanesburgo a Robben Island, muitos dos quais apresentam exposições sobre a era do apartheid, não são para os fracos de coração, mas ajudarão a compreender a sociedade sul-africana e a apreciar como o país progrediu.
Cultura e Economia
A cultura é uma grande parte do guia de viagens da África do Sul. O país é o lar de pessoas que falam uma variedade de línguas com culturas diferentes, mas a maioria é amigável e extrovertida. Fique atento aos termos da gíria da moda como Broo (abreviatura de “bro” ou “homie”) e Lekker (abreviatura de “love”) (bom, fixe, divertido, basicamente usado em qualquer situação positiva).
Na África do Sul, existe uma grande disparidade económica, em que os ricos e os pobres vivem perto.
Um curto passeio de carro fora do centro de uma cidade pode revelar cidades densamente povoadas de casas modestas, muitas das quais em decadência. As cidades foram reservadas às minorias e aos não brancos durante a era do apartheid e esta forma de segregação racial ainda hoje pode ser vista.
Paisagens dramáticas
O último guia de viagem da África do Sul mostra-lhe a diversidade de paisagens do país. Desde pântanos selvagens a semi-desertos abrasadores, a África do Sul é inigualável, tal como a abundância de espécies.
As paisagens são de cortar a respiração, desde os ardentes semidesertos de Karoo e Kalahari até às alturas nebulosas da cordilheira Drakensberg e ao enorme Blyde River Canyon.
Mesmo na cidade, os deslumbrantes fynbos (flora indígena) escalando as encostas da Table Mountain podem ser vistos, enquanto duas das rotas costeiras mais deslumbrantes do mundo conduzem a Cape Point e Hermanus.
Há uma diversidade espantosa a desfrutar, com vinhedos que cobrem as Winelands do Cabo, bosques antigos ao longo da Garden Route, cadeias de montanhas escarpadas desde Cederberg até Swartberg e praias do Oceano Índico.