A empresa nigeriana de reciclagem de resíduos plásticos de tecnologia limpa Kaltani angariou 4 milhões de dólares para expandir as suas operações de reciclagem em todo o país.
Fundada na Nigéria pelo engenheiro Obi Charles Nnanna, a Kaltani visa resolver a crescente crise dos resíduos plásticos em África, promovendo a economia circular e as melhores práticas de reciclagem.
A empresa tem uma equipa de 100 pessoas espalhadas pelos seus centros de recolha, fábrica de reciclagem e escritórios, responsáveis pela recolha de garrafas e outros resíduos plásticos, que são transportados para os seus centros de recolha para agregação e processamento e, eventualmente, levados para sua fábrica de reciclagem. Nesta, os plásticos são convertidos em flocos de PET lavados a quente, e pellets de PE e PP que são depois vendidos a empresas de FMCG para aplicações em termoformas, chapas, embalagens, engarrafamento e fibras.
A tecnologia da Kaltani utiliza a análise de dados, análise preditiva e geo-mapeamento para assegurar transparência e rastreabilidade ao longo de toda a cadeia de valor.
A empresa já angariou um financiamento de 4 milhões de dólares, com o qual pretende abrir 20 novos centros de recolha e agregação em toda a Nigéria e aumentar a sua força de pessoal para mais de 500 pessoas. Estas actualizações irão aumentar substancialmente a capacidade da Kaltani, permitindo-lhe reciclar até 15 000 toneladas de resíduos plásticos por ano.
“O mundo tem uma crise de poluição do plástico. Os resíduos plásticos são um desastre ambiental que causa degradação ambiental nos nossos oceanos, na vida aquática, no ar que respiramos e na nossa saúde. Com a quantidade de resíduos de plástico produzida pronta a continuar a disparar, o mundo precisa desesperadamente de soluções accionáveis e escaláveis. Na Kaltani, já provámos que a nossa solução e modelo funcionam eficaz e eficientemente com uma solução completa de cadeia de valor de A-Z e estamos muito entusiasmados por começar a nossa expansão para outras partes da Nigéria”, referiu Nnanna.
Discussion about this post