O concurso visa alimentar startups e ecossistemas de inovação em todo o mundo.
Anheuser-Busch InBev, a maior empresa cervejeira com um legado de 500 marcas (como Budweiser, Corona, Stella Artois e outras) em mais de 100 países lançou a sua edição 2022 África do Programa Acelerador Global da Garagem da Cerveja, no passado dia 20 de Abril.
Beer Garage é o braço de inovação tecnológica global da AB InBev que impulsiona a inovação através da construção de uma rede robusta de actores do ecossistema tais como startups, PME, inovadores, académicos e capitalistas de risco. O programa Acelerador visa fomentar a inovação e transformação, encontrando ideias que ajudarão a empresa a liderar o crescimento da categoria nos próximos anos.
No seu avatar de 2022, o programa centra-se na resolução dos desafios empresariais existentes e dos problemas futuros de leaning que atravessam Vendas & Marketing, Cadeia de Fornecimento, Embalagem, Tecnologia do Futuro, Sustentabilidade, Rota para o Mercado e Fintech.
O programa está agora a aceitar candidaturas de startups em início de actividade em todo o mundo, para resolver problemas específicos do gigante cervejeiro, no espaço do NFT, Metaverse, Sustainable Packaging, Reverse Logistics, Last Mile Delivery, 3P Lending, POS Devices, entre outros.
As startups seleccionadas terão uma oportunidade de ganhar uma prova de conceito sem capital pago (até 50 000 dólares), expansão global, acesso a investidores, novos clientes, mentores e líderes globais, juntamente com a expansão geográfica através da presença global do gigante cervejeiro em mais de 100 mercados.
As entradas para o acelerador de arranque estão abertas até 11 de Maio de 2022. As startups interessadas podem candidatar-se ao programa submetendo o seu pitch nas Innovation Shots by Beer Garage. As candidaturas serão exibidas para o pitch final de liderança que levará ao anúncio final da concurso até ao início de Junho.
“A inovação está na vanguarda de tudo o que fazemos na Beer Garage, e o acelerador é apenas um reflexo disso. O nosso objectivo, através do programa, é assegurar que todas as ferramentas estejam disponíveis para as startups, a fim de impulsionar um valor exponencial para os nossos clientes e consumidores e ajudar as startups a acelerarem na sua jornada de crescimento”. Luiz Gondim, Global SVP, Innovation, Anheuser-Busch InBev.
Carmel Appel Raskin, Director Global Sénior de Inovação Tecnológica na Garagem da Cerveja, acrescentou, “A inovação conduz a nossa estratégia comercial, cadeia de fornecimento, sistemas de apoio aos nossos colegas e recrutamento de futuros talentos. Desempenha também um papel importante na elevação do nível de arranque e, após a imensa resposta ao programa do acelerador em 2021 e o impacto positivo para o negócio, foi evidente que existe um aumento na procura este ano”.
Guilherme Pereira Pinto, VP de Soluções Tecnológicas África, AB InBev, disse no evento de lançamento que “Anheuser-Busch InBev está entusiasmado por seleccionar o próximo lote de startups para o Acelerador de Garagem de Cerveja 2022. Em 2021, o seu primeiro ano, este acelerador tornou-se um grande sucesso com mais de 300 aplicações. O concurso de 2021 desafiou a forma como pensamos em executar as nossas operações. Estamos ansiosos por um ano ainda maior em 2022”.
No ano passado, o programa recebeu 337 candidaturas provenientes de mais de 60 países através de nove desafios empresariais – Neural Sense, Quilt.ai e Tripplo foram as três startups seleccionadas para a prova de conceito. A Neural Sense é uma empresa de neuromarketing que realiza pesquisa de mercado orientada para a neurociência. A Quilt.ai é uma plataforma tecnológica rápida e escalável para obter insights humanos através de grandes sinais de dados. Tripplo é uma plataforma de software automatizada para optimizar a logística e o transporte.
Além disso, ao colaborar com startups que estão na vanguarda da inovação, o Beer Garage Accelerator permite à AB InBev encontrar respostas para os seus desafios de negócio, ao mesmo tempo que ajuda a marca a alargar o seu impacto a nível internacional.