A executiva ajudou a desenvolver veículos eléctricos para a fabricante de automóveis e é uma das poucas lideranças da Apple a vir da indústria automobilística.
Após trabalhar na Ford por três décadas, Desi integra agora a equipa do projecto de veículo eléctrico da Apple.
A Apple recrutou uma executiva de longa data da Ford, que ajudou a liderar os esforços de segurança e engenharia de veículos – sinal de que a fabricante do iPhone está novamente a acelerar o desenvolvimento de um carro eléctrico.
De acordo com a Bloomberg Línea, a gigante da tecnologia contratou Desi Ujkashevic para o projecto do veículo. Ujkashevic trabalhava na Ford desde 1991 e, mais recentemente, actuou na qualidade de Directora Global de engenharia de segurança automotiva. Antes disso, ajudou a supervisionar a engenharia de interiores, exteriores, chassis e componentes eléctricos de muitos modelos da Ford.
Desi trabalhou nos modelos Escape, Explorer, Fiesta e Focus da Ford, além do Lincoln MKC e Aviator, segundo seu perfil no LinkedIn. Ajudou também a desenvolver novos veículos eléctricos para a empresa automóvel de Dearborn, Michigan. Ujkashevic tem experiência em lidar com questões regulatórias, algo que será fundamental para a Apple fazer um carro rodar.
A contratação de Ujkashevic sugere que a Apple continua atrás de um carro autónomo, apesar de várias saídas de alto perfil da empresa no ano passado. A equipa de gestão do projecto foi quase totalmente substituída desde que foi dirigida por Doug Field, executivo que foi para a Ford no ano passado.
Criar um carro eléctrico autónomo é considerada uma “próxima grande novidade” para a Apple – uma nova categoria de produto que pode impedir que o seu crescimento de vendas fique estagnado. Mas o projecto sofreu inúmeras mudanças de estratégia e de pessoal desde que começou, há cerca de sete anos.
A rotatividade foi particularmente grande no último ano. Além da saída de Field, a Apple perdeu os principais gerentes responsáveis pela engenharia de hardware, robótica e sensores. Em alguns casos, engenheiros de alto escalão saíram para ingressar em startups de táxi aéreo.
Após a saída de Doug Field, a empresa nomeou o chefe da linha Apple Watch e de software de saúde, Kevin Lynch, para supervisionar o projecto. Lynch é um gerente de engenharia de software bem conceituado, mas nunca liderou o desenvolvimento de um veículo. Ainda assim, a empresa procurou acelerar o projecto e estabeleceu o objectivo de anunciar um produto até 2025.
Um carro da Apple colocaria a empresa em posição de concorrente para a Tesla e o Lucid Group, bem como para fabricantes tradicionais, que correm para introduzir veículos eléctricos. A Ford tem sido particularmente agressiva com veículos eléctricos ultimamente, num esforço para electrificar o veículo mais vendido na América: a pick up F-150.
Ao longo dos anos, a Apple lutou para estabelecer uma visão para um carro seu, em desenvolvimento desde 2015. A esperança actual é fazer algo totalmente autónomo e remover o volante e os pedais tradicionais. A empresa também tem procurado enfatizar a segurança com o seu veículo.
Para esse fim, a empresa procura desenvolver salvaguardas mais fortes do que as disponíveis na Tesla e na Waymo. Isso inclui muitos itens redundantes – camadas de sistemas de backup que entram em acção para evitar falhas de segurança e sistemas de direcção. Ujkashevic poderia estar envolvida nessa componente. A Apple havia contratado Jaime Waydo para actuar como líder de segurança automotiva em 2018, mas o veterano da Waymo deixou a empresa no ano passado.
Ujkashevic é actualmente uma das poucas gerentes séniores da equipa de automóveis da Apple a vir da indústria automobilística, mas há outros. No ano passado, a Apple contratou Ulrich Kranz, ex-executivo da BMW (BMW) e ex-chefe da startup de direcção autónoma Canoo. Stuart Bowers, ex-executivo da Tesla, que trabalhou em software de direcção autónoma, e Jonathan Sive, ex-gerente da Tesla, Waymo e BMW, também estão envolvidos.
Na Ford, Ujkashevic era uma das gerentes mais importantes da empresa. “Desi tem uma vasta experiência em liderança na indústria automotiva global”, diz sua biografia no site da Ford. A empresa creditou-lhe a melhoria dos produtos, da qualidade e da experiência do cliente na empresa de 118 anos.