Os aeroportos estão longe de ser a principal atracção das férias. Se não acontecer nenhum inconveniente, como ‘overbooking’, atraso no voo ou extravio de bagagem, a tendência é que o turista passe o menor tempo possível lá dentro. Porém, alguns são tão bem construídos que acabam por roubar a cena durante a viagem, tornando-se verdadeiros pontos turísticos nas suas cidades.
Foi nesse sentido que o guião de viagens “Civitatis” preparou uma lista com os oito aeroportos mais bonitos do mundo.
Aeroporto Internacional de Hamad, Doha
Inaugurado em 2014, o Aeroporto de Doha foi projectado pelo escritório de arquitectura HOK. Ficou famoso pela escultura de um urso de peluche gigante no seu átrio. Possui uma academia de ginástica com spa na área de embarque, entre os portões A10 e B10, com piscina e hidroterapia.
Aeroporto de Madrid-Barajas, Espanha
Em qualquer lista dos aeroportos mais bonitos do mundo irá encontrar o Terminal 4 do Aeroporto Internacional de Madrid. O seu tecto ondulado com ripas de bambu e clarabóias para permitir iluminação natural, sustentado por colunas de aço amarelas, já rendeu diversos prémios aos arquitectos António Lamela, Richard Rogers e Luís Vidal.
Aeroporto Marrakech-Menara, Marrocos
Este aeroporto foi inaugurado em 1952 e na recente remodelação de 2008 foi modernizado, ganhando painéis solares e uma fachada repleta de desenhos típicos da cultura islâmica.
Aeroporto de Denver, Estados Unidos
É um dos mais belos aeroportos do mundo, principalmente pela parte exterior. As tendas que compõem o tecto são feitas de teflon. Foi desenhado pelo arquitecto Curtis Frentiss.
Aeroporto Internacional de Pequim – Daxing
Inaugurado em Setembro de 2019 e projectado para receber até 72 milhões de passageiros por ano, o novo aeroporto de Pequim é obra da arquitecta Zaha Hadid.
Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, Malásia
Moderno e futurístico, o aeroporto de Kuala Lumpur na Malásia dá a sensação de estar num filme de distópicos. As cores mais escuras e as luzes dão-lhe um ar tecnológico.
Aeroporto de Bilbau, Espanha
O Aeroporto de Bilbau foi desenhado pelo arquitecto espanhol Santiago Calatrava (o mesmo do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, Brasil) e tem uma forma que faz lembrar um pássaro, com duas ‘asas’ simétricas e um ‘bico’ afiado.
Aeroporto Changi de Singapura
Este aeroporto conta com um borboletário, uma piscina no tecto, cinema grátis, escorregas com uma altura de três andares, um museu de arte e muito mais. Na sua recente expansão, denominada The Jewel (a jóia), ganhou um jardim tropical com direito a uma cachoeira com queda de água de 40 metros.
Discussion about this post