A empresa queniana Phindor lançou um sistema de assistente de loja de próxima geração, que emprega inteligência artificial (IA) para ajudar as empresas locais a digitalizar a gestão de registos, recolha e armazenamento de dados.
A Phindor começou a sua vida como um website que ajuda os utilizadores a encontrar e comparar preços de artigos escolares, mas em 2018 passou a oferecer serviços de gestão e análise de dados.
“Decidimos trabalhar no sentido de criar uma aplicação simples, leve e acessível para ajudar as empresas a recolher dados, conservá-los e utilizar a IA para extrair informações destes mesmos dados, tal como as empresas gigantescas estão a fazer”, disse o co-fundador Pheneas Munene, citado pela Disrupt Africa.
Esta visão tornou-se finalmente uma realidade em Janeiro quando a aplicação Phindor foi lançada. Uma aplicação de assistente de negócios que permite às empresas registar, sem problemas, dados de vendas tanto online como offline, obter feedback dos clientes a partir de inquéritos automatizados, gerar redes inteligentes de cadeias de fornecimento tanto para retalhistas como para fornecedores, analisar e recomendar mercados e segmentos de clientes e prever o desempenho empresarial. Permite também o acompanhamento do mercado e dos produtos.