O crescimento é um objectivo comum entre as empresas, todos o sabemos. Porém, para que isso aconteça de maneira sustentável, é importante que tudo seja muito bem calculado, pois o que poderia representar um lucro pode, na verdade, transformar-se em prejuízo.
O intuito dessa frase não é a de te trazer medo ou apreensão, mas sim de ajudar a ter uma boa gestão financeira para que, assim, a empresa realmente consiga crescer com saúde.
Analisando suas finanças, pense no seguinte: o máximo de crescimento que a sua empresa pode sustentar sem a necessidade de capital externo é algo que queime, no máximo, o valor que ela tem em caixa no actual período.
Por outras palavras, isso significa que o crescimento tende a ocorrer de maneira gradual e progressiva para não prejudicar sua relação com o capital de giro. Mesmo que isso possa demorar mais tempo do que se tinha em mente, os riscos são menores.
Então, como melhorar os resultados da empresa sem ter que recorrer a capital externo?
Se sua empresa deseja adoptar o modelo de bootstrapping, que são aquelas empresas, em especial startups, que não recorrem a investimentos externos, há algumas formas de melhorar os seus resultados já no curto prazo.
É preciso planear bem para colocá-las em prática, mas todas elas são atingíveis e podem fazer com que o seu negócio atinja outro patamar de facturação, o que, por sua vez, permite à companhia financiar sua velocidade de crescimento recorrendo apenas a recursos internos.
As seguintes dicas podem ajudar a melhorar os seus resultados sem interferir negativamente no capital de giro:
Vender mais com menos stock
Ao invés de comprar todas as mercadorias do fornecedor para então vendê-las, é possível negociar condições diferenciadas, como é o caso da venda consignada, por exemplo, que permite a devolução dos produtos que não foram vendidos e, portanto, elimina (pelo menos para essas mercadorias) a necessidade de investir na stockagem.
Receber dinheiro dos clientes mais rápido
Supondo que o prazo de recebimento dos clientes era de 30 dias, se a sua empresa conseguir reduzir este período (como para 15 dias, por exemplo), o dinheiro entrará mais rápido, o que permite a ela investir também mais rápido.
Aumentar o prazo de pagamento aos fornecedores
Aqui, o resultado é quase o mesmo, mas os meios para atingi-lo são diferentes. Se a sua empresa conseguir estender o prazo de pagamento aos fornecedores (para 60 ou 90 dias, por exemplo), ela também terá mais tempo para fazer os pagamentos, o que permite usar o dinheiro do caixa mais rápido.
Lembre-se que é importante avaliar com cautela a aplicação de cada uma das dicas. Afinal, se a sua empresa perder o controlo das contas a pagar ou a receber, por exemplo, os potenciais prejuízos podem ser grandes – inclusive financeiros.