A Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE) celebrou, em Maputo, um Memorando de Entendimento com as operadoras de telefonia móvel, nomeadamente a Tmcel, Vodacom e Movitel, com vista a dar continuidade à operacionalização do projecto SMS BIZ, uma iniciativa enquadrada no Programa Geração BIZ do Governo.
O SMS BIZ destina-se a jovens e adolescentes e tem por objectivo promover serviços de aconselhamento, troca de experiências e informações correctas e credíveis sobre saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV-Sida, por via de SMS.
O encontro serviu para a renovação dos acordos estabelecidos em 2017, e cuja vigência expirou este ano, ficando deste modo assegurada a continuidade do projecto por mais cinco anos através da disponibilização gratuita de serviços de SMS pelas operadoras de telefonia móvel.
Na ocasião, o secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, manifestou-se “satisfeito” com o facto de o actual número de adolescentes e jovens subscritores da iniciativa estar acima de 350 mil, dos quais 64 por cento estão na faixa etária dos 10 a 24 anos, sendo que 58 por cento são do sexo masculino e 42 do sexo feminino.
“A iniciativa SMS BIZ foi introduzida em 2016, com a finalidade de promover, junto dos adolescentes e jovens moçambicanos, melhores oportunidades para poderem alcançar os seus direitos fundamentais, começando pelo fácil acesso à informação e aconselhamento personalizado sobre saúde sexual e reprodutiva e a prevenção de infecções por ITS (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e HIV-Sida, através de ferramentas tecnológicas”, referiu.
A Secretaria de Estado para a Juventude e Emprego, segundo destacou, pretende, através desta plataforma, ocupar os jovens e levar a eles outras oportunidades que o Governo tem relativas ao empreendedorismo, inovação tecnológica, empoderamento da rapariga, entre outros.
Para a representante de um dos parceiros do projecto, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Maria Luísa Fornara, “com o número crescente de subscritores do serviço oferecido pela plataforma SMS BIZ houve a necessidade de se instalar e apetrechar mais centros regionais de aconselhamento SMS BIZ, com o transcurso do tempo, sendo que o primeiro Centro de Aconselhamento está na cidade de Maputo, o segundo na cidade de Quelimane e o último na cidade de Nampula.
“Esta distribuição geográfica permite a descentralização da oferta de serviços de aconselhamento personalizado e assegura que as normas sociais de cada região do país sejam devidamente acolhidas e respeitadas”, complementou.