A Vodacom Moçambique, em parceria com a ideiaLab, lançou oficialmente esta quinta-feira, 21 de Abril em Maputo, o programa “Vodacom PUXAP”, uma iniciativa que tem por objectivo desenvolver negócios inovadores de jovens e apoiar o seu crescimento no mercado. O referido programa está alinhado com o propósito da operadora de telefonia móvel e do seu parceiro ideiaLab, em promover a inovação centrada em soluções tecnológicas para jovens, com foco na promoção do empreendedorismo digital.
Durante a cerimónia, foram anunciadas as 11 startups seleccionadas para o programa, que irá decorrer em duas fases: sete meses para a aceleração dos negócios através de workshops de capacitação em empreendedorismo, acompanhados por especialistas em várias áreas, e os restantes 11 meses, durante os quais será feito o acompanhamento, a monitoria e a avaliação do progresso das várias startups, bem como, a realização de eventos para ligações a potenciais parceiros e investidores.
Mara Sindaco, Gestora Executiva da Área de Produtos e Serviços Digitais da Vodacom, salientou ao DE que o projecto “visa melhorar as iniciativas dos empreendedores, oferecendo o acesso a um conjunto de oportunidades e soluções.”
“Os pequenos negócios independentemente do momento em que estiverem inseridos precisam de suporte, para que possam resistir às variações externas. O objectivo final é, não só desenvolver as startups, mas impulsioná-las a criar um impacto positivo nas comunidades onde estão integradas”, disse.
Em ternos de actividades, durante o evento realizou-se uma mesa redonda envolvendo diversos intervenientes, com destaque para conhecedores em tech e negócios, com o objectivo de inspirar cada vez mais os jovens a empreenderem através de ideias inovadoras. Para o efeito, foram debatidos temas relativos aos negócios digitais e tecnológicos e a sua contribuição para o mercado local.
Nesta senda, os diferentes empreendedores presentes, deixaram algumas dicas para os aspirantes a futuros ‘Elon Musk’ ou ‘Mark Zuckerberg’, e exortaram para que tenham foco e que procurem ganhar acima de tudo experiência profissional para se poderem estabilizar no mercado.
Recorde-se que o processo de candidaturas e participação no Vodacom PUXAP teve lugar através de plataformas online, entre os dias 09 de Março a 03 de Abril. Numa primeira fase, foram seleccionados candidatos com os critérios de elegibilidade definidos e, posteriormente, com base nas avaliações, foi criado um ranking no qual 12 negócios com melhor pontuação foram seleccionados para mentoria presencial.
Participam nesta iniciativa jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, que gerem negócios tecnológicos e digitais com um protótipo pronto para testar ou em fase inicial de comercialização, nas áreas de educação, fintech, lifestyle, entretenimento, saúde, transporte, logística, meio ambiente, turismo, entre outros.
Discussion about this post