A volvo resolveu apostar seriamente na electrificação e o mais novo fruto dessa aposta ecologicamente correcta, e que direcciona a fabricante sueca, é o C40, o primeiro da marca 100% eléctrico desde a sua concepção.
O modelo tem 4,43 metros de comprimento e 2,70 metros de distância entre os eixos. Com 1,85 metro de largura, o C40 tem somente 1,58 metro de altura, sendo seis centímetros menor que o XC40. O porta-malas tem capacidade para 413 litros.
Pesando pouco mais de duas toneladas, o C40 acelera dos 0 km/h aos 100 km/h em 4,7 segundos, tudo porque a sua aerodinâmica é melhor e especialmente optimizada pelo spoiler no final do tecto e pelo aerofólio traseiro. É mais rápido que um Porsche 718 na aceleração, mas a velocidade máxima está limitada a 180 km/h, regra de todos os carros da Volvo. A sua autonomia, de acordo com a Volvo, é de mais de 400 km. Concebido para impressionar, o C40 traz o moderno e tecnológico tecto panorâmico, que molda o carro todo, desde a primeira fileira de bancos até os assentos traseiros.
A nova tecnologia empregada na construção do vidro dispensa o uso da cortina de fecho, isto porque o vidro escurecido possui uma protecção ultravioleta (UV) e infravermelho (IR) e é capaz de reduzir em 95% a entrada de luz e em 80% a radiação de calor.
O C40 é o primeiro Volvo a não utilizar couro no interior e a apostar em materiais reciclados. O SUV conta com o mesmo conjunto de motor eléctrico disponível no XC40, ou seja, o powertrain P8 com dois motores eléctricos que geram potência de 408 cv (cavalos) e torque de 660 Nm (Newton-metro).
O C40 é o primeiro Volvo a não utilizar couro no interior e a apostar em materiais reciclados. Conta com o mesmo conjunto de motor eléctrico disponível no XC40.
Graças ao conjunto de baterias, o C40 é capaz de rodar cerca de 440 km com uma carga total. Segundo a marca, a carga completa numa tomada doméstica é feita em média entre sete e oito horas. As baterias estão posicionadas no assoalho do carro, que utiliza dois motores eléctricos, um em cada eixo. Como consequência, a tracção é integral.
O modelo vem equipado com airbags frontais (obrigatórios), laterais, de cortina e de joelhos para o motorista, tem assistente de permanência em faixa, controlador de velocidade adaptativo (ACC), assistentes de partida em rampa e declive, alerta de veículo no ponto cego (áreas da estrada que não podem ser vistas ao olhar à frente ou para trás, através de qualquer retrovisor e espelho lateral), entre outros equipamentos voltados para a segurança.
Acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, com uma autonomia de 440 km. A carga completa numa tomada doméstica é feita, em média, entre sete e oito horas. Preço: 58 273 Euros (4,1 milhões de meticais)