O concurso do prémio “Heróis de Negócios de África” (ABH), um dos principais programas filantrópicos emblemáticos da Fundação Jack Ma que destaca e celebra o talento do empreendedorismo em África, abriu candidaturas para a sua quarta edição anual.
Para esta fase, espera-se que empresários de 54 países africanos, de todos os sectores, faixas etárias e género, possam apresentar as suas candidaturas, tanto em francês como em inglês, para uma oportunidade de serem um dos 10 primeiros finalistas.
Tendo como slogan oficial “It’s African Time” (é a Hora Africana), o concurso pretende fazer um apelo ousado à acção para todos os empresários africanos talentosos que desafiam os estereótipos associados ao “African Time” criando impacto local e construindo um futuro melhor e mais inclusivo através das suas empresas.
A ABH premeia anualmente com 1,5 milhões de dólares, dez empresários de toda a África que mais se destacam. Fora o prémio monetário, na grande final, prevista para o fim deste ano, os finalistas vão beneficiar de uma viagem que irá incluir também o acesso a uma comunidade de líderes e inovadores internacionais, especialistas industriais, investidores e aceleradores, bem como campos de formação multidisciplinares e sessões de formação para ajudar os finalistas a conduzir os seus negócios para o nível seguinte.
“O empreendedorismo em África está numa forte trajectória ascendente e é uma constatação muito encorajadora ver. Mas ainda há muitos empresários cujas histórias inspiradoras e negócios de impacto necessitam de visibilidade, e que poderiam beneficiar de apoio adicional. O prémio ” afirma a Heróis de Negócios de África.
Os empresários de topo de toda a África aperfeiçoaram os seus últimos argumentos e enfrentaram duras questões de figuras lendárias dos negócios, se pretende ainda permitir aos empresários que não só estão a construir empresas de sucesso, mas que também estão a gerir organizações.
“Que geram crescimento para as suas comunidades locais em toda a África. Se isto lhe diz respeito, participe hoje no concurso do prémio “Heróis Empresariais de África”. É Tempo Africano. As candidaturas estarão abertas online até 6 de Junho de 2022 com os semi-finalistas anunciados em Outubro e os dez melhores finalistas para 2022 serão revelados em Novembro”, disse Zahra Baitie, Chefe de Parcerias e Programas, ABH.
A ABH marcou a abertura oficial das candidaturas com eventos de lançamento no dia 24 de Março, tanto online como em cinco locais em toda a África – Kigali, Ruanda; Kinshasa, República Democrática do Congo; Cairo, Egipto, Joanesburgo, África do Sul; e Lagos, Nigéria. Mais de 1 600 empresários de 63 convidados e 21 indústrias registadas para se juntarem aos eventos de lançamento.
A ABH faz parte do compromisso a longo prazo da Fundação Jack Ma para ajudar a apoiar e fomentar um ecossistema empresarial inclusivo e forte da África. Ao longo de um período de 10 anos, a ABH irá reconhecer100 empresários africanos.
Este ano, a ABH reformulou a identidade da marca para reflectir melhor a sua ética. O novo logotipo centra-se no conceito de “Herói”, uma vez que são eles que conduzem as mudanças no continente. As linhas interligadas captam uma sensação de conectividade, o que reflecte o objectivo de criação de uma comunidade de empresários, investidores, mentores, formadores e serviços empresariais africanos aos fornecedores.
O logótipo também pretende evocar um sentido de dinamismo, o que reflecte a natureza inerente do verdadeiro empreendedorismo e o impulso da própria ABH para a inovação. Por último, o logótipo apresenta desenhos geométricos, que falam ao nosso propósito e objectivo pan-africano de permitir aos africanos alcançar um ecossistema empresarial.
A ABH também melhorou o sistema de aplicação, acrescentando um processo tutorial, sob forma de vídeos e dicas de antigos heróis, racionalizando o processo de aplicação, e adicionando elementos de diversão como Avatares.
Discussion about this post