Com tantos destinos incríveis ao redor do planeta – sejam eles populares ou fora do óbvio -, é quase impossível chegar a uma resposta definitiva e consensual.
No entanto, existem alguns lugares que são tão espectaculares que merecem ser adicionados directamente ao topo da lista de desejos de todos os viajantes.
Na tentativa de descobrir alguns dos melhores desses destinos, a Kuoni, empresa britânica de viagens de luxo, conduziu recentemente um estudo com mais de 50 das maravilhas naturais mais famosas do mundo – usando uma tecnologia única de inteligência artificial com rastreamento ocular, para descobrir quais marcos naturais o olho humano é mais atraído. Confira o resultado, dos 10 lugares mais lindos do mundo, a seguir:
Lago Peyto, Canadá
Este lago alimentado por geleiras localizado nas Montanhas Rochosas canadenses conquistou o primeiro lugar como a maravilha natural mais atraente do mundo, de acordo com a pesquisa. Suas águas cristalinas azul-turquesa parecem ainda mais impressionantes em contraste com as montanhas escarpadas e a floresta escura que circunda a costa. Além de admirar as vistas gloriosas, você pode andar de caiaque, pescar, caminhar na neve, caminhar até o Bow Summit, acampar no vizinho Mosquito Creek ou fazer um divertido piquenique no Icefields Parkway, entre tantas outras coisas.
Ilha Meeru, Maldivas
Com suas praias de areia branca e lagoas azuis cristalinas, é fácil ver por que este destino de ilha de sonho chegou ao top 10. Acessível apenas por barco, a pequena ilha oferece um resort luxuoso completo com uma praia privativa para refeições ao ar livre, um coral de recife bem próximo, centro de esportes aquáticos e vilas com jacuzzi para os visitantes relaxarem e aproveitarem uma das melhores viagens da vida toda.
Costa Jurássica, Inglaterra
O trecho de 150 km da costa, que vai de Exmouth em East Devon a Studland Bay em Dorset, atrai muitos turistas e viajantes a cada ano em busca de explorar, caminhar, caçar fósseis e admirar as vistas deslumbrantes do Canal da Mancha e do litoral. Ao longo deste Património Mundial da Unesco, você encontrará rochas que preservam mais de 180 milhões de anos da história da Terra, pináculos e arcos lindamente esculpidos pela natureza – incluindo um dos marcos mais icônicos da Inglaterra, o Durdle Door.
Yosemite National Park, EUA
Embora possa não ser o maior parque nacional dos EUA, este parque de mais de 300 mil hectares é um destino favorito para milhares de viajantes, graças à sua beleza natural de cair o queixo: desde as impressionantes formações rochosas de granito e cachoeiras magníficas aos lagos e prados e as antigas sequóias gigantes. Com vistas de tirar o fôlego e paisagens dramáticas por toda parte, este lugar tem algo para todos – seja uma caminhada desafiadora, um acampamento divertido ou um local relaxante para banhos na floresta.
Lake Tekapo, Nova Zelândia
O Tekapo é o segundo maior dos três lagos que correm ao longo da borda norte da Bacia Mackenzie. É alimentado por água glacial com infusão de farinha de rocha dos Alpes do Sul, dando ao lago um matiz turquesa hipnotizante. Além de aproveitar a vista panorâmica, os visitantes podem fazer caminhadas, passeios de barco, nadar, pescar salmão e truta arco-íris ou simplesmente dar um passeio pelo Tekapo Mt John Walkway. O Lago Tekapo também é um dos lugares mais ensolarados da Nova Zelândia, com uma média de 2.400 horas de sol por ano, o que o torna um refúgio de verão perfeito
Cataratas do Niágara, Canadá
Composto por três cachoeiras diferentes – a American Falls, a Bridal Veil Falls e a Horseshoe Falls -, as Cataratas do Niágara são uma maravilha natural espetacular que atrai mais de oito milhões de visitantes todos os anos. Pode-se explorar sua beleza de perto, fazendo um dos passeios de barco que sobem até a base das cataratas, ou fazer um passeio aéreo que o levará ao redor e sobre a vista majestosa.
Snowdon, País de Gales
Com uma altitude impressionante de 1.085 metros acima do nível do mar, Snowdon é a montanha mais alta do País de Gales. Suas paisagens acidentadas e vistas de tirar o fôlego (incluindo todo o horizonte até a Irlanda em um dia claro), fazem dela um paraíso para os caminhantes. Existem várias rotas para o topo da montanha – com a pista PYG sendo uma das mais belas. Rio Subterrâneo Puerto Princesa, Filipinas
Este rio subterrâneo etéreo flui directamente sob a Cordilheira de Saint Paul. De acordo com a UNESCO, “o local contém um ecossistema completo da ‘montanha ao mar’”. Entre as imaculadas praias de areia branca e a rica biodiversidade, há muito para explorar, desde enormes falésias calcárias e impressionantes formações de cavernas até a flora e fauna raras, como a ameaçada cacatua filipina e a tartaruga marinha verde.
Cavernas de Mármore, Chile
As Cavernas de Mármore (também conhecidas como Cuevas de Mármol) são um belo sistema de cavernas situado no Lago General Carrera, nos Andes da Patagônia. A magnífica formação geológica é o resultado das ondas do mar suavizando as superfícies das rochas de mármore ao redor por mais de 6.200 anos – transformando-as em cavernas, túneis e colunas lindamente esculpidas. As paredes internas reflectem a cor das ondas que muda de acordo com a época do ano, de turquesa claro na primavera a um azul profundo durante o verão.
Floresta Nacional de El Yunque, Porto Rico
Localizada no nordeste de Porto Rico, esta floresta tropical estende-se por cerca de 11.300 hectares e é o lar de uma mistura eclética de vida selvagem, incluindo o papagaio porto-riquenho, uma das dez aves mais raras do mundo e hoje ameaçada de extinção. Os visitantes podem andar de caiaque, nadar, observar pássaros, praticar tirolesa, caminhar até uma de suas cachoeiras cristalinas ou fazer um dos muitos passeios de barco, entre outras coisas.