Está formalizada a adesão de Moçambique ao Fórum Aberto de Biotecnologia Agrária (OFAB), uma plataforma institucional que opera no continente africano desde 2006, e que congrega cientistas e investigadores ligados à Biotecnologia.
A cerimónia de adesão e lançamento do OFAB – Moçambique decorreu na cidade de Maputo, nesta quarta-feira, 23 de Março.
Na ocasião, o vice-ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Olegário Banze, avançou que o lançamento da plataforma OFAB em Moçambique, decorre numa altura em que o país e a região debatem-se com problemas climáticos (cheias e ciclones), tendo então, desafiado aos cientistas do sector a encontrarem soluções para minimizar os seus impactos.
“A inclusão de Moçambique à iniciativa OFAB, tem como objectivo criar uma plataforma permanente e regular onde todos os intervenientes e interessados na área da Biotecnologia Agrária incluindo os consumidores, se encontram para discutir e propor formas para maior entendimento e promoção do uso das soluções tecnológicas e produtos gerados com recurso ao uso da biotecnologia em Moçambique, África e no mundo em geral”, esclareceu.
No seu discurso, Banze, acrescentou que é preciso que os produtores estejam suficientemente informados e acompanhados para garantir resultados positivos na produção, para o interveniente, o encontro tem um potencial para impulsionar a agricultura e contribuir para o seu crescimento sustentável, aumentando a disponibilização de soluções tecnológicas como, semente de boa qualidade, variedades com alto rendimento, formulações adequadas de fertilizantes, modelos de mecanização, recursos genéticos animais, vacinas, conhecimento técnico sobre diagnóstico, entre outros.
O vice-ministro, frisou ser importante que os produtores estejam suficientemente informados e acompanhados para garantir resultados positivos na produção, nisso, o governante recordou que o MADER está a investir na contratação e formação de extensionistas para garantir assistência técnica aos cerca de 4 milhões de produtores do sector familiar.
“O MADER tem a expectativa de ter extensionistas bem formados e informados sobre todas as opções tecnológicas existentes, suas vantagens e limitantes, para melhor transferir essas tecnologias para o sector familiar”, afirmou.
O evento contou com a presença de organizações que trabalham no sector, provenientes do Quénia, Zâmbia, Malawi e Zimbabwe.
A OFAB, é uma iniciativa que visa acima de tudo, incentivar o desenvolvimento da agricultura no continente africano através da adopção da biotecnologia, perspectivando-se, assim na melhoria do quadro da qualidade da agricultura em África na sua cadeia de produção.