O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê, para os próximos anos, aumento da ocorrência de eventos naturais extremos como ciclones, cheias, inundações e seca devido às mudanças climáticas.
O alerta foi feito esta quarta-feira, 23 de Março, no lançamento do Relatório Anual do Estado do Clima em Moçambique-2021, por ocasião do Dia Mundial da Meteorologia, celebrado em reconhecimento do papel da informação meteorológica para o desenvolvimento sustentável e resiliente.
Falando na ocasião, o ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai, citado pelo Notícias, referiu que este é o primeiro de um conjunto de relatórios que passarão a ser publicados anualmente contendo análises sobre a tendência do comportamento da temperatura e precipitação.
Defendeu a necessidade de acções adequadas nos sectores que lidam com a componente hidro-meteorológica e climática, visando reduzir o impacto e gestão de fenómenos naturais e fortalecer a resiliência em Moçambique.
Segundo o INAM, o relatório constitui mais um esforço da instituição de garantir um serviço climático que responda às necessidades do utilizador final e descreve as principais características do clima, além de fazer análise comparativa em relação ao normal climatológico dos indicadores e, por via disso, aferir o impacto das mudanças climáticas no país.
Sobre a monitoria feita em 2021, o documento aponta para a tendência de aumento da temperatura do ar em Moçambique, sobretudo na região sul, e constata que choveu menos que o normal nas regiões centro e norte durante o ano de 2021.
Adérito Aramuge, director-geral do INAM, recomendou, face a esta situação, a tomada de acções visando à adaptação dos diferentes sectores de actividades de modo a tornarem-se resilientes, pois estes eventos poderão afectar a segurança alimentar.
“Teremos, no futuro, uma atmosfera alterada se o comportamento da população não mudar de maneira a não ultrapassar do limite de 1,5 grau Celsius de temperatura defendido por cientistas para evitar os piores impactos das mudanças climáticas”, apontou.