Os laços de cooperação existentes entre Moçambique e Itália continuam fortes, no momento, os dois países trabalham no sentido de reforçar a cooperação, facto que terá o seu ponto mais alto com a visita do Presidente da Itália, Sérgio Mattarella, a Moçambique dentro de alguns meses.
Segundo o “Jornal Domingo”, a informação foi avançada, em Maputo, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Itália, Luigi Di Maio, depois de uma audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.
Na ocasião, o ministro italiano destacou que existem novas parcerias na área de energias renováveis, sendo que muitos empresários italianos manifestam interesse em explorar este sector.
Di Maio garantiu ainda que os investimentos levados a cabo pela Eni para a exploração de gás natural em Cabo Delgado prosseguem, acreditando-se que venham a ser uma mais-valia para as economias de Moçambique e da Itália.
Segundo se sabe, a Eni prevê iniciar este ano a exploração de gás na Área 4 da bacia do Rovuma. O projecto consiste em poços submarinos e plataforma flutuante com produção de 3,4 milhões de toneladas por ano.