Empresários de Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe e Portugal discutem de a partir de hoje, 16 de Março, e até à próxima sexta-feira (18 de Março), em São Tomé e Príncipe, as oportunidades de negócios, no quadro da segunda cimeira promovida pela Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP).
Moçambique faz-se representar por um grupo de empresários e gestores públicos ávidos em estabelecer parcerias e encontrar mercado para a colocação de diversos produtos que o país produz.
“Durante a cimeira espera-se que sejam discutidas as oportunidades de negócios existentes na comunidade da CPLP e como aumentar os níveis de exportações dentro deste mercado”, avança o Jornal Notícias.
O evento organizado pela Confederação Empresarial da CPLP, irá demonstrar o enorme potencial, oportunidades de negócios, recursos e fundos de financiamento disponíveis.
Nos três dias, a comunidade vai discutir vários temas com destaque para economia do mar, agricultura e transformação alimentar, instrumentos inovadores para a promover investimentos privados e Parcerias Público-privadas, energia e infra-estrutura, internacionalização de empresas, entre outros temas.
Segundo uma nota referenciada pelo “Notícias”, Moçambique irá participar em alguns painéis, um deles liderado João Figueiredo, do Moza Banco, que irá falar sobre o fundo de desenvolvimento e o outro por Gil Pires, Director-Geral da APIEX, que fará parte do painel sobre internacionalização de empresas, entre outros.
Recordar que o empresário moçambicano Salimo Abdula é actualmente o Presidente da CE-CPLP, organismo que visa a promoção e dinamização das relações empresariais, no âmbito dos países que compõem a CPLP, bem como dinamizar investimentos nos Estados membros.