Empresas, executivos e profissionais liberais podem ser surpreendidos com acções judiciais inesperadas por danos a terceiros causados involuntariamente.
O seguro de responsabilidade civil é a solução ideal para isso, protegendo o património do segurado no caso desse tipo de ocorrência.
Um exemplo bastante comum de uso do seguro de responsabilidade civil é quando um funcionário sofre um acidente no trabalho e processa a empresa, pedindo indenização. Nesses casos, o seguro pode ser acionado e cobre a indemnização até o limite da apólice.
O seguro de responsabilidade civil é uma maneira de proteger o património de empresas e de pessoas em caso de danos involuntários causados a terceiros.
Uma das modalidades mais comuns desse tipo de seguro é a voltada para directores e executivos, conhecida no mercado por D&O. Ela protege executivos, directores e conselheiros contra reclamações judiciais de terceiros, quando elas têm relação com actos praticados pelos executivos no exercício de suas funções.
Nesse caso, entre as principais estão o pagamento de multas e penalidades, custas judiciais, despesas mensais em caso de bloqueio ou indisponibilidade de bens, custos de investigação e danos morais.
Esse é apenas um dos exemplos, mas o seguro de responsabilidade civil tem ainda várias outras modalidades, como responsabilidade civil para operações ou para obras. A primeira tem como objectivo proteger a empresa de forma mais ampla contra reclamações judiciais, enquanto a segunda é voltada para o sector imobiliário e protege contra reclamações de terceiros decorrentes da execução de obras.
Qual a importância desse tipo de seguro para as empresas?
Dependendo do caso, uma acção judicial pode colocar em risco parte significativa do património da empresa ou dos profissionais. O seguro de responsabilidade civil traz mais segurança, fornecendo uma protecção caso haja uma ocorrência desse tipo, e possibilita que o segurado não perca seus bens ao ter que reparar algum dano causado a terceiros.
Assim, o seguro de responsabilidade civil é também um instrumento de planeamento financeiro, dado que ele protege o segurado de imprevistos que envolvam outras pessoas em diversas actividades do quotidiano das empresas e dos profissionais.
O que este seguro cobre?
As principais coberturas são:
- profissional (profissionais de saúde, advogados, contadores etc.);
- administradores e directores;
- prestação de serviços em locais de terceiros;
- obras civis;
- danos morais;
- eventos;
- responsabilidade civil do empregador.
Além da segurança financeira, esse tipo de seguro mostra para os seus colaboradores que a empresa preza tanto pelo património quanto pela vida deles. No caso do seguro de responsabilidade civil para empregador, por exemplo, ele fornece protecção contra processos judiciais decorrentes de acidentes de trabalho.
Vale destacar que ele é também um diferencial competitivo para a empresa e um instrumento de retenção de talentos.