O sector privado acaba de lançar uma plataforma online por forma a aumentar o índice de mulheres empresárias com negócios sustentáveis a longo prazo bem como promover acções de capacitação e facilitar o acesso ao financiamento para as mulheres empreendedoras.
Designada “CTA Mulher e Negócios”, a plataforma disponibilizar ferramentas que possam permitir a criação de um ambiente favorável para expansão dos negócios, aumentar a visibilidade de mulheres empresárias, aumentar a competitividade, sustentabilidade dos negócios geridos por mulheres e criação de empregos digno.
Para a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), a plataforma ora lançadas “terá um impacto bastante positivo no quadro regulatório e na vida das mulheres empresárias”.
“Esta plataforma é o primeiro passo do projecto CTA Mulher e Negócios e o mais importante, porque vai garantir uma interação com o público visado, captar as reais necessidades das mulheres e, por via disto, permitir desenhar um conjunto de soluções mais adequadas às necessidades das mulheres”, salientou Vasco Manhiça, Vice-Presidente da CTA.
Vasco Manhiça acrescentou que o projecto “CTA Mulher e Negócios” vai abranger, não só as mulheres com literacia digital e acesso a internet, mas, também, as que se situam nas localidades mais recônditas através do apoio das delegações empresariais provinciais e distritais que já iniciaram com o processo de mapeamento destas mulheres que passarão a fazer parte da base de dados da CTA.