Foi inaugurada nesta segunda-feira (07 de Março) no distrito de Mabalane, na província de Gaza, a rede eléctrica de Ntlavene, avaliada em 38 milhões de meticais, financiados pelo Governo de Moçambicano.
Segundo avançou o “Jornal Notícias”, a rede eléctrica consistiu na construção de 13km de linha de média tensão, 5 de rede de baixa tensão, montagem de três postos de transformação, colocação de 100 candeeiros de iluminação pública e ligação de 75 dos 250 novos consumidores previstos.
Para Cláudio Dambe, director de projectos da Electricidade de Moçambique (EDM), o projecto de electrificação de Ntlavene “traduz o esforço e a concretização da implantação do programa de Electrificação dos Postos Administrativos até 2024, contribuindo, igualmente, para o alcance da meta do acesso universal de energia eléctrica até 2030.”
Entretanto, o Presidente da República, Filipe Nyusi presente na cerimónia, secundou que a energia eléctrica “pode acelerar o desenvolvimento, criando empregos, sobretudo para os jovens, frisando que a mesma é um ganho colectivo, tendo por isso apelado para que a população denunciasse casos de sabotagem da rede eléctrica de Ntlavene. “
A chegada de energia eléctrica ao Posto Administrativo de Ntlavene, é vista como sinónimo de melhoria no acesso aos serviços sociais básicos, com maior destaque para o fornecimento de água potável. Espera-se, igualmente, que proporcione melhorias nos cuidados de saúde, educação e no sistema de comunicação.
A construção da rede eléctrica gerou cerca de 60 postos de trabalho, entre os quais 45 a nível local. As obras, tiveram o seu início no mês de Fevereiro de 2021 e terminaram em Dezembro do mesmo ano.
Este projecto permitiu ainda a ligação das comunidades de Nhimbayinwe “B” e Chimangue.