O sistema de baixas pressões que se formou, recentemente, a leste de Madagáscar, e ao qual foi atribuído o nome de Gombe, evoluiu para Tempestade Tropical Moderada, nesta segunda-feira (07 de Março), tendo entrado no canal de Moçambique ao fim do dia de terça-feira (08 de Março).
De acordo com as projecções do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), o sistema, que já se encontra sobre Madagáscar, pode atingir o canal de Moçambique hoje, quarta-feira (09 de Março), entre os paralelos 12 e 20 graus sul, podendo aproximar-se à costa moçambicana no dia 11 de Março.
A chegada do Gombe poderá influenciar o estado de tempo nas províncias de Cabo Delgado, Nampula e Zambézia, com chuvas fortes, localmente muito fortes (mais de 100 milímetros em 24 horas), acompanhadas de trovoadas severas e ventos com rajadas fortes entre 120 e 150 quilómetros por hora.
Este é o oitavo dos 12 ciclones tropicais previstos para este ano no oceano índico. Sendo que Madagáscar já foi assolado no período de Janeiro a Março, por um total de sete tempestades tropicais, nomeadamente: Ana, Bastirai, Cliff, Dumako, Emnati, Fezile e Vernon, salientando que apenas três (Ana, Bastirai e Dumako) se fizeram sentir com muita intensidade em Moçambique.
De acordo com o mais recente balanço do Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD), já morreram 72 pessoas na atual época chuvosa e ciclónica, que decorre entre outubro e abril. A maioria das mortes foi provocada por desabamentos e inundações, outras por raios e incêndios.
Até final da época continuam a decorrer ações de sensibilização da população para que se afaste de zonas de cheias e para que bens alimentares e outros artigos essenciais sejam colocados em zonas seguras.