A venda de bilhetes online pode não parecer nada de novo em outros mercados, mas em Moçambique é uma ideia. Inspirado pelas ideias de empreendedorismo apreendidas durante o seu mestrado em gestão e apoiado pela irmã e um grupo de colegas, na altura estudantes universitários do curso de informática, Estácio Rajá idealizou, ainda em 2009, uma loja online originalmente moçambicana.
A fim de materializar o seu desejo, começaram por desenvolver a empresa que daria vida aos seus sonhos, foi assim que, no mesmo ano, surgiu a Dream Solutions Enterprise. Após uma pesquisa de mercado, aperceberam-se dos desafios de materialização da ideia de loja virtual, principalmente no que se refere à questão logística muito ligada à entrega física dos produtos.
Com o objectivo de colmatar as dificuldades identificadas, pensaram em vender produtos que não fossem físicos. E porque na época os eventos culturais estavam em alta, surgiu a ideia de passar vender de “forma mais inteligente” bilhetes para esses eventos dando vida, desta forma, à plataforma bilhetes online.
Lançada em 2010, a plataforma permite aos internautas comprar bilhetes e inscreverem-se em eventos que decorrem no território moçambicano a partir da web em qualquer lugar do mundo.
“Esta plataforma foi concebida para responder às necessidades de dois grupos: os promotores de eventos e os seus consumidores. Ela torna essa união possível”, disse o co-fundador e director-geral da Dream Solutions Enterprise, Estácio Rajá.
Desenhada para ser simples e fácil de usar, para além de ajudar na promoção de eventos, o site bilhetes online.co.mz procura ajudar na gestão dos eventos fornecendo dados importantes para o efeito na plataforma.
“A plataforma de bilhetes online oferece ferramentas para os promotores de evento poderem criar os seus eventos dentro do site, vender os seus bilhetes, acompanhar a venda em tempo real e até poder fazer o controlo das entradas dos bilhetes no local do evento por meio de um QR Code que autentica a validade dos bilhetes”, disse.
Através desta solução digital, os promotores de evento podem acompanhar o relatório das vendas, a lista dos compradores e após a realização do evento a plataforma também exibe dados sobre os compradores que participaram ou não, as horas em que chegaram, ou seja, fornece um conjunto de informações úteis para o promotor tomar decisões e ajudar a fazer a gestão do seu evento.
Se em 2019 a plataforma registou um grande crescimento em termos de utilização, o mesmo não pode ser dito dos anos seguintes. Com a pandemia, a realização de eventos de entretenimento com destaque para os espectáculos, ficou condicionada colocando também o sucesso da plataforma em causa. Sempre activo na busca de soluções tecnológicas para os problemas, a Dream Solutions já tem ideias para contornar o actual cenário.
“Estamos agora focados em tornar a plataforma adaptável para outras situações e tentar entrar noutros mercados que usam a mesma filosofia, por exemplo, vender bilhetes para transportes. Embora a plataforma já estivesse preparada para vender bilhetes para eventos desportivos, conferências, queremos fazer uma maior aposta nesse tipo de eventos menos impactados pelo covid “, concluiu.
BI
EMPRESA
Dream Solutions Enterprise Limitada
FUNDAÇÃO
2019
FUNDADOR
Estácio Rajá e Mandona Rajá
SISTEMA
Bilhetes online
Texto Yana de Almeida • Fotografia Mariano Silva