A Tempus Global Group levou a cabo, durante o ano de 2021, a primeira Pesquisa Nacional de Benefícios e Gestão de Capital Humano realizada em Moçambique, que reflecte a perspectiva dos líderes de Recursos Humanos. O estudo envolveu 140 organizações dos sectores público, privado e organizações não governamentais presentes em todo o território nacional.
Trata-se, portanto, e de acordo com a empresa, “de um inquérito que pretende ajudar as empresas e as organizações a actualizar tendências e a apostar em melhores práticas. Isto, no sentido de irem ao encontro das expectativas do mercado de trabalho, tornando-se mais competitivas e com maior capacidade de capitalizar talento.”
Como resultado, a pesquisa criou o programa Elite Employer, concebido para reconhecer as organizações que se pretendem destacar como um óptimo lugar para se trabalhar em Moçambique, salientando que será a primeira vez que um programa deste género terá lugar no país, contando com a realização de um evento anual para reconhecer as organizações elegíveis.
“Serão consideradas as informações relacionadas com o tipo de benefícios disponíveis (seguros, pensões, férias) e com o desenvolvimento dos trabalhadores através de políticas internas que permitem crescer e desenvolver o potencial do capital humano dentro da organização (directrizes de comunicação interna, investimento em programas de formação, inserção de minorias dentro da organização, procedimentos internos de reclamação)” refere o comunicado.
O sistema de pontuação está dividido entre os quatro pilares da pesquisa: Compensação e Benefícios; Ambiente de trabalho; Carreira; e Cultura.
A pesquisa evidencia um dado importante que tem a ver com o facto de os seguros de saúde serem o benefício mais comum entre as 140 organizações participantes no estudo. Apenas 10% não oferece aquela mais-valia aos seus colaboradores.