No âmbito da prevenção e combate à fraude, o Moza Banco aderiu esta quinta-feira (24 de Fevereiro), à plataforma de denúncia de fraudes com recurso a redes de telecomunicações ou meios de pagamentos electrónicos.
Trata-se, por tanto, de um mecanismo de cooperação e colaboração inter-institucional com vista a responder de forma célere e em tempo útil às fraudes, através de uma plataforma integrada de denúncias, tratamento e partilha de informações.
Entretanto, para o Moza, esta plataforma irá contribuir de forma significativa no combate às fraudes feitas por via de meios de pagamentos electrónicos que infelizmente tende a aumentar diariamente.
“O destaque vai para as fraudes através de SIM Swap; transacções efectuadas em ATM; POS, fraudes por meio de cartões bancários; fraudes com recurso ao Mobile e Internet Banking; transacções bancárias com suporte em meios electrónicos; entre outras fraudes com recurso a redes de telecomunicações ou meios de pagamento electrónicos”, avançou o banco.
Fora o lançamento da plataforma que foi desenvolvida pelo INCM em parceria Procuradoria-Geral da República, o Banco de Moçambique, o Serviço Nacional de Investigação Criminal, a Associação Moçambicana de Bancos, Operadoras de Telefonia Móvel, e pelas Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras.