Em meados do ano passado, ocorreu uma coisa pouco usual – uma das maiores e mais respeitadas empresas do mundo mudou silenciosamente suas políticas em favor da cannabis. Essa empresa era a Apple. Como resultado, ela juntou-se à Amazon como uma corporação global que defende a reforma política que abriria uma indústria comercial de cannabis legal nos Estados Unidos.
E esse passo ganha relevância porque, durante anos, grandes empresas de tecnologia, incluindo o Facebook e aGoogle, recusaram-se a reconhecer a legalidade do cânhamo industrial, muito menos a legalidade da chamada ‘erva’ medicinal ou recreativa. Mas a Apple contrariou essa tendência. Em Junho do ano passado, as letras pequenas do lançamento “App Store Review Guidelines” afirmavam que os aplicativos que lidam com vendas e entrega de cannabis medicinal e recreativa em jurisdições legais são agora permitidos na App Store.
Ao contrário das grandes manchetes que vimos recentemente da Amazon, Uber, NFL e outros negócios institucionais tradicionais, mostrando uma mudança positiva de atitude em relação à cannabis, a Apple não fez nenhum grande anúncio de que isso havia acontecido.
Os eleitores dos EUA estão a mudar rápida e dramaticamente a favor da legalização da cannabis. Uma sondagem da Gallup mais recente mostrou que 68% dos eleitores americanos apoiam alguma forma de legalização. Também há um tremendo impulso com a recente revelação da Lei de Administração e Oportunidade de Cannabis pelo líder da maioria no Senado Chuck Schumer (D-NY), presidente do Comité de Finanças do Senado Ron Wyden (D-OR) e senador Cory Booker (D-NJ).
Os especialistas em tecnologia financeira da Artis Intel estão a liderar na identificação do imperativo de colaborar com líderes de tecnologia como a Apple para actualizar a política para reflectir sobre a adopção generalizada da cannabis. O co-fundador e CMO da Artis, Adair Lion, explica à Forbes: “Como uma empresa fintech na vanguarda do desenvolvimento em cannabis e retalho, as mudanças na política da Apple são uma mudança monumental na maneira como nossa sociedade faz transações móveis”.
Quando líderes políticos e empresas da Fortune 100 começam a modificar políticas e comportamentos para acomodar algo que foi visto como marginal, ou ilegal, durante muitos anos, os corações e mentes dos consumidores começam a mudar. É seguro dizer que a maré está a mudar. Este é o tipo de influência que dá o tom para o comportamento dominante.
As letras miúdas da actualização da política da Apple afirmam que os aplicativos envolvidos na venda de cannabis são exclusivos para pessoas jurídicas licenciadas e exigem dentro da jurisdição legal. Isso requer uma enorme quantidade de conformidade tecnológica e regulatória e é precisamente onde uma empresa de software fintech como a Artis poderia destacar-se. O comportamento do consumidor mostra a necessidade de tecnologia de pagamento digital incorporada. Houve um crescimento modesto em soluções de pagamento e tecnologia para a indústria de cannabis e provedores de serviços auxiliares. Isso deve-se em grande parte à ilegalidade federal e à natureza fragmentada da indústria.
Os ajustes de política da Apple são apenas um exemplo do nível de inovação e atenção aos detalhes que a Artis está a fornecer à indústria de cannabis. As contribuições de profissionais experientes são inequivocamente o que é necessário para impulsionar a cannabis ainda mais no mainstream.