Lançada na Nigéria, em Janeiro de 2020, a Bamboo é uma plataforma de investimento que desbloqueia mercados globais para os africanos ao proporcionar acesso em tempo real a activos denominados em dólares através da sua plataforma. Os utilizadores podem financiar com o seu saldo em dólares ou moeda local quase instantaneamente e começar a investir em acções.
Até agora, o Bamboo já ganhou mais de 300.000 contas na Nigéria. Entretanto, uma solução no aplicativo permite aos gestores de activos, empresas fintech e outras plataformas e instituições financeiras voltadas para o consumidor integrar a API da Bamboo e oferecer aos seus utilizadores acesso global.
A startup arrecadou recentemente, um financiamento de 15 milhões de dólares. Com o capital, a Bamboo planeia acelerar ainda mais o seu crescimento, duplicando a abertura de novos mercados e lançando mais produtos. Desde que Bamboo anunciou os planos de lançamento no Gana em Abril de 2021, mais de 50.000 ganeses juntaram-se à lista de espera.
“O nosso objectivo é simples: queremos dar aos africanos e aos seus gestores de activos um acesso fácil, rápido e seguro a opções de investimento globais que lhes permitam obter retornos reais. Estamos a construir a infra-estrutura tecnológica que alimenta os serviços financeiros em África, de tal forma que se investirmos nos mercados globais de capitais de África, estaremos a fazê-lo usando Bamboo, directa ou indirectamente”, disse Richmond Bassey, CEO e co-fundador de Bamboo.
“Também queremos que os investidores africanos na diáspora descubram as melhores oportunidades de investimento no continente”. Estamos entusiasmados com o nosso trabalho com os reguladores locais até agora para tornar isto uma realidade”.