Lançado no Gana em 2018, OZÉ é uma aplicação móvel que ajuda as pequenas empresas a registar as suas vendas, despesas, contas a pagar e contas a receber. A plataforma agrega esses dados para fornecer recomendações e relatórios específicos do contexto.
Utilizando estes dados e aprendizagem mecânica, o arranque prevê o risco de crédito de uma empresa e proporciona-lhe capital acessível dos seus parceiros bancários.
OZÉ, que tem agora uma base de clientes de mais de 125.000 proprietários de empresas, acaba de fechar uma ronda de financiamento de 3 milhões de dólares americanos liderada pela Speedinvest.
A startup irá utilizar os fundos para expandir as capacidades da sua plataforma e aumentar o acesso ao financiamento acessível no Gana e na Nigéria através das suas parcerias com bancos comerciais bem conhecidos.
“A última década assistiu a uma enorme transformação na digitalização dos negócios. Acelerada pela pandemia, assistimos agora a uma procura ainda maior de soluções para desafios financeiros como aceitar pagamentos, compreender as posições em dinheiro, e garantir empréstimos para aumentar o stock por períodos ocupados”, disse o co-fundador de OZÉ, Dave Emnett.
O ano passado viu o número de utilizadores mensais activos na plataforma OZÉ crescer 1.200 por cento. O número de empréstimos concedidos aumentou em 200 por cento em cada trimestre, do terceiro trimestre para o quarto trimestre de 2021.
“Tem havido muito interesse na digitalização das PMEs em África durante o último ano. Também observámos cuidadosamente o espaço, pois acreditamos que existe um enorme potencial na construção de sistemas operacionais financeiros para as PMEs africanas. Estamos extremamente entusiasmados com a parceria com a equipa OZÉ, pois acreditamos que eles têm a liderança e a estratégia certas para construir a plataforma mais forte neste mercado”, disse Philip Specht, director da SpeedInvest.