Moçambique realiza, próximo mês, um fórum de negócios entre empresários nacionais e árabes, com vista a promover e divulgar oportunidades de investimento existentes que possam contribuir para o desenvolvimento económico. O evento enquadra-se na celebração do “Dia Nacional de Moçambique”, no âmbito da participação do nosso país na Expo-2020 Dubai.
O Fórum de Negócios Moçambique – Emirados Árabes Unidos irá, igualmente, promover as áreas como agro-negócio, indústria, infra-estruturas, turismo e energia, bem como, o estabelecimento de parcerias estratégicas entre empresários dos dois lados e, outros países presentes naquele evento mundial.
Moçambique está a participar na Expo Universal-2020, mais conhecida por “Expo-2020 Dubai”, desde o dia 01 de Outubro de 2021, devendo permanecer até 31 de Março de 2022. O evento está a decorrer em Dubai, Emirados Árabes Unidos.
Uma nota do Comissariado Geral para Expo-2020 Dubai (COGEDU) refere que, a celebração do “Dia Nacional de Moçambique” será presidida pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, acompanhado por membros do Governo, representantes de instituições e empresas moçambicanas e contará, igualmente, com a presença de empresários e outras entidades dos Emirados Árabes Unidos.
É neste contexto que o COGEDU exortou as instituições e empresas nacionais a participar nas celebrações do Dia Nacional de Moçambique na Expo-2020 Dubai, bem como no fórum de negócios em referência. Espera-se que a Expo impulsione o desenvolvimento cultural, social e económico do país através da atracção de novos investimentos.
De referir que, Moçambique leva para a Expo-2020 Dubai o tema “Respeito pela Natureza, o Melhor Legado para as Gerações Vindouras” e o pavilhão nacional está enquadrado no sub-tema “Sustentabilidade”, cujos conteúdos abrangem matérias relacionadas com as quatro prioridades do Governo: agricultura, infra-estruturas, energia e turismo.
Durante seis meses, o evento decorrerá sob tema “Conectando Mentes, Criando o Futuro”, que representa uma plataforma que permite às comunidades trabalharem em conjunto para trazer soluções inovadoras para os três subtemas identificados, que incluem a sustentabilidade, mobilidade, e oportunidade.
O certame que termina a 31 de Março de 2022, é o primeiro mega evento desde o início da pandemia nos princípios de 2020. A Expo Dubai reúne mais de 200 participantes, incluindo 192 países, entre os quais Moçambique, como também organizações multilaterais, empresas e estabelecimentos de ensino durante 182 dias.