O Banco Mundial lançou um convite a candidaturas para bolsas de jovens profissionais, particularmente africanos, no âmbito do seu programa de bolsas de estudo em colaboração com o Governo do Japão.
47 países do continente são elegíveis para a obtenção de bolsas, entre os quais todos os PALOP.
Os candidatos devem ter pelo menos 3 anos de experiência profissional e uma licenciatura obtida pelo menos 3 anos antes do prazo de inscrição.
A bolsa oferece programas de mestrado de 24 meses. Ao todo, os candidatos podem escolher entre 26 programas em universidades nos Estados Unidos, Europa, África, Oceânia e Japão em áreas-chave de desenvolvimento, incluindo gestão de política económica, política tributária e gestão tributária.
Os candidatos podem, por exemplo, optar por um mestrado em gestão de políticas económicas da Universidade Félix Houphouët-Boigny, na Costa do Marfim, ou um mestrado em economia ambiental na Universidade Nacional Australiana.
A bolsa cobre propinas, subsídio de subsistência mensal, passagem aérea de ida e volta, seguro de saúde e subsídio de viagem. Por outro lado, os custos de vistos, formação extracurricular, aquisição de material de formação e investigação não são tidos em conta pela bolsa.