A Mercedes-Benz revelou, finalmente, o seu mais novo carro eléctrico — o Vision EQXX. Segundo a gigante alemã, trata-se do veículo zero emissão com melhor eficiência energética do mercado, além de ser o Mercedes mais competente quando pensamos no mix de consumo, desempenho e tecnologia.
Numa apresentação realizada de forma online logo no início do presente ano, 3 de Janeiro, directamente da sua sede em Stuttgart, na Alemanha, a Mercedes foi bem directa quanto ao que o seu produto vai entregar aos usuários quando chegar ao mercado. A montadora tratou de mostrar todo o aparato tecnológico do veículo e focou muito o tema que mais a preocupa quando pensamos em carros eléctricos: a autonomia.
O Vision EQXX é um carro eléctrico com condições de trafegar por 1000 km com uma única carga, mas dentro da medição europeia, a WLTP, ou
seja, com percursos que privilegiam a cidade e não a estrada. No entanto, na apresentação, a montadora deixou claro que o seu sedan zero emissão será o automóvel eléctrico ideal para viagens.
Segundo a Mercedes-Benz, o Vision EQXX terá um consumo aproximado de 10 kWh a cada 100 km, superior ao já famoso EQS, sedan grande eléctrico da marca que faz médias de 16 kWh. Além dessa economia, o automóvel conta com uma bateria compacta, que permitiu à engenharia trazer um carro de dimensões amigáveis, além de um peso inferior.
Para chegar a essa autonomia, considerada excelente, a empresa não investiu apenas nas baterias. Cada detalhe do Vision EQXX foi pensado para
melhorar a sua eficiência, como o seu formato aerodinâmico, materiais utilizados na construção e também em adições tecnológicas relevantes, como um painel solar localizado no tecto, que pode acrescentar 44 km de autonomia ao veículo, e peças impressas em 3D.
Segundo a marca, a Fórmula 1 também foi utilizada como inspiração para trazer todos esses benefícios num carro relativamente compacto.
A Mercedes, porém, não revelou quais as medidas do Vision EQXX, mas, a julgar pelas imagens, trata-se de um sedan médio com porte semelhante ao Classe C, seu principal produto globalmente.
A empresa também não revelou o preço, nem versões nem data de lançamento do Vision EQXX, nem tão pouco os mercados em que estará presente, prometendo revelar todos estes dados em breve.