Lançada no Quénia em 2013, “Copia” combina tecnologia a uma rede de agentes locais para oferecer uma ampla oferta de produtos e uma entrega eficiente e fiável aos consumidores da “base da pirâmide”. O seu serviço permite às famílias rurais o acesso a bens que de outra forma seriam difíceis de obter sem viajar para uma grande cidade.
Até à data, a empresa cumpriu mais de 10 milhões de encomendas, tendo-se expandido para o Uganda no ano passado. Está agora planeada uma nova expansão africana após um financiamento de 50 milhões de dólares liderado pela Goodwell Investments.
Copia utilizará o capital para fazer crescer o seu modelo comprovado em toda a África Oriental e para se expandir para outros países africanos, estendendo o seu serviço a milhões de consumidores africanos mal servidos.
A empresa construiu uma rede de mais de 25.000 agentes, pequenos comerciantes que servem como pontos de encomenda e entrega, em todo o Quénia e Uganda. Isto permite aos clientes escolher como interagir com a Copia – online ou offline.
Operando o seu próprio serviço de logística com tecnologia própria, Copia pode entregar nos locais mais remotos, mesmo em locais com infra-estruturas rodoviárias deficientes ou falta de moradas, sem custos adicionais para o cliente. Os consumidores urbanos e da diáspora também podem utilizar o serviço para fazer compras para os seus entes queridos em casa.
“Embora a tecnologia móvel sustente tudo o que fazemos, é o foco incansável da Copia construir confiança – fornecendo preços baixos, produtos de qualidade, entrega fiável, e um serviço ao cliente intransigente – que tem permitido à Copia ter sucesso num mercado que muitos consideraram impossível”, disse Tim Steel, CEO da Copia Global.