O governo norte-americano está optimista no avanço dos projectos de gás da Bacia do Rovuma, na província de Cabo Delgado. A confiança dos americanos é baseada no sucesso que está a ser alcançado na luta contra os terroristas, cujos ataques têm destruído infra-estruturas públicas e privadas, forçando a fuga de milhares de pessoas das suas zonas de origem.
Este pronunciamento foi feito esta quarta-feira pelo Embaixador cessante dos Estados Unidos da América (EUA), Dennis Hearne, após ter sido recebido em audiência pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, a quem foi apresentar cumprimentos de despedida pelo fim da sua missão de três anos.
O Governo e as petrolíferas norte-americanas envolvidas nos projectos de exploração de gás do Rovuma têm interesse em ver estes recursos serem explorados.
“Há muito interesse por parte das companhias energéticas e dos governos que esse recurso seja desenvolvido de uma forma positiva e transparente para beneficiar todos os moçambicanos”, disse Dennis Hearne.
O diplomata norte-americano afirmou querer ver um futuro melhor para os moçambicanos que, por isso, os dois governos têm estado a incentivar as empresas envolvidas nestes projectos de gás natural.