Em Agosto do ano passado, o Twitter anunciou que ia começar a testar uma nova funcionalidade que permite que os utilizadores reportem publicações que possam ter informação falsa ou enganosa. Depois de uma primeira fase de testes nos Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul, a funcionalidade chega agora a três novos países.
De acordo com a rede social, a funcionalidade vai começar a ser testada no Brasil, Espanha e nas Filipinas. O Twitter dá também a conhecer que, desde que os testes começaram, já recebeu mais de três milhões de denúncias de publicações que contêm informação falsa ou enganadora.
Recorde-se que, anteriormente, a empresa explicou que os testes mais limitados servirão para verificar se a funcionalidade é, ou não, uma forma eficaz de lidar com o problema de desinformação online, admitindo que, embora não consiga dar conta de todas as denúncias, o feedback será útil para ajudá-la a identificar tendências no que toca a desinformação e a melhorar a eficácia das suas medidas.
Através da funcionalidade, os utilizadores que cliquem no botão “Reportar Tweet” poderão aceder a uma nova opção que permite sinalizar publicações com informações falsas ou enganadoras. De seguida, poderão escolher a temática em que o Tweet se enquadra, como política, saúde ou outros tópicos.
No caso dos Tweets que se enquadrem na categoria de política será possível especificar-se a publicação está relacionada com eleições. Já no caso dos Tweets sobre saúde, os utilizadores poderão indicar se estão relacionados com a pandemia de covid-19.