Desenvolvido em Maio do ano passado, Alvin é um aplicativo de gestão de dinheiro inteligente que utiliza orçamentos automatizados, ofertas personalizadas e estratégias de concepção de jogos comportamentais aplicados para ajudar as pessoas a alinhar os seus gastos diários em torno dos seus objectivos de poupança de uma forma sustentável.
A startup lançou o seu principal produto, o Alvin App v1 Labrador Private Beta, como um lançamento intencionalmente suave enquanto fazia alterações antes de um lançamento formal, e terminou no ano passado, fechando uma ronda de financiamento de 740.000 dólares pré-subscritos.
A ronda foi liderada pela Ingressive Capital, e contou com Zephyr Acorn, Voltron Capital, Future Africa e Tahseen Consulting.
O CEO da Alvin, Winston Reid, disse a Disrupt Africa que ele e os seus co-fundadores fundaram o arranque para resolver um problema que eles e os seus pares estavam a encontrar regularmente.
“As únicas aplicações financeiras pessoais que encontrámos no Quénia não foram optimizadas para o contexto local, não ofereceram qualquer orientação para nos ajudar a adquirir os activos para os quais queríamos poupar, e apenas ofereceram a capacidade de poupar mas não deram qualquer apoio diário para nos ajudar a poupar para objectivos que requerem consistência por longos períodos de tempo”, disse ele.
“Para que qualquer pessoa possa construir hábitos de poupança sustentáveis, precisa de ter hábitos de despesa sustentáveis. E fazer isto exige dar às pessoas mais apoio do que lembretes para fazer depósitos”.
“A seguir, vamos adicionar o rastreio de transacções de cartões para bancos quenianos e a capacidade de contribuir para uma conta poupança de elevado rendimento de juros sem ter de sair da aplicação Alvin. O Alvin foi concebido para ser o seu companheiro de bolso diário, o que torna muito simples sentir que está a controlar a sua situação financeira, e que todos os dias está num caminho claro para comprar aquele terreno, ou aquela casa”, disse Reid.