Taxa MIMO, que significa Taxa do Mercado Interbancário de Moçambique, é a taxa que influencia o preço do dinheiro no mercado, ou seja, influencia o nível das restantes taxas de juro no mercado.
A taxa MIMO é um instrumento de política monetária usado pelo Banco de Moçambique para manter a inflação baixa e estável. É determinada pelo Comité de Política Monetária do Banco de Moçambique.
Como é que a taxa MIMO afecta a inflação?
Quando o Banco de Moçambique decide reduzir a quantidade de dinheiro em circulação na economia, para diminuir a inflação, aumenta a taxa MIMO de modo a induzir os bancos comerciais a aumentar as taxas de juro que cobram aos seus clientes.
Com o juro mais caro, há menor circulação de dinheiro na economia e redução da procura excessiva de bens e serviços. Por essa via, há menor inflação. No processo inverso, quando o Banco de Moçambique decide reduzir a taxa MIMO, porque a inflação está controlada, pretende estimular a actividade económica. Com os juros mais baixos, os empréstimos para o consumo e investimento aumentam, o que estimula a actividade económica.
Porque é que a taxa MIMO é importante para a sua vida?
Ao contribuir para a redução da inflação, a taxa MIMO protege o seu poder de compra. Ela afecta a sua decisão sobre consumir ou poupar. Por exemplo, com o aumento da taxa MIMO, terá maior preferência em poupar para receber mais juros do banco do que consumir para pagar mais juros dos seus empréstimos.