A farmacêutica norte-americana Moderna pretende lançar uma vacina de reforço único contra a gripe comum e a Covid-19 dentro de dois anos, reporta o jornal britânico The Guardian.
Stéphane Bancel, director executivo da empresa, disse que a vacina combinada – que irá proteger contra a Covid-19, gripe e RSV, um vírus respiratório comum – poderá estar disponível antes da ‘temporada’ infecciosa de inverno europeu em 2023.
“O nosso objectivo é ter um único reforço anual para que não tenhamos problemas de conformidade em que as pessoas não querem tomar duas ou três vacinas por inverno”, contou o CEO da Moderna numa sessão de painel no Fórum Económico Mundial em Davos.
Bancel disse anteriormente que a população pode necessitar de tomar uma quarta dose de vacina, visto que a protecção facultada pela injecção de reforço diminui nos meses seguintes.
Entretanto, este mês de Janeiro, Israel tornou-se o primeiro país do mundo a oferecer uma quarta dose da vacina contra o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, a pessoas com 60 anos ou mais.