Para tomar a decisão sobre como vender os seus produtos online, é preciso conhecer um pouco sobre cada modalidade e entender os prós e contras de cada uma.
Podemos fazer uma analogia com o comércio tradicional para tornar os conceitos mais tangíveis. Ao imaginar o ambiente de um shopping center, onde muitas lojas independentes oferecem os seus produtos num mesmo local para os consumidores que ali estão, conseguimos nos aproximar da ideia de marketplace: um conjunto de lojas reunidas, vendendo diferentes produtos e serviços, sob a mesma administração, que ajuda na logística e na divulgação.
Já o comércio de rua, com estabelecimentos em diversos endereços e regiões de uma cidade, pode se assemelhar ao e-commerce: cada marca é proprietária de sua loja e responsável por cada detalhe do negócio.
Marketplace: o que é e para quem funciona?
O marketplace é uma opção mais rápida, que demanda menos expertise digital e investimento financeiro dos empreendedores. O mercado está a crescer com a entrada de gigantes do sector do varejo digital.
Antes de tudo, é essencial entender a demanda insatisfeita: qual produto buscam? Como? Qual é a oferta actual? Assim que definir o produto a vender, tenha os seguintes passos em mente:
– Tire boas fotos, tentando já responder a possíveis perguntas que possam surgir ao olhar o anúncio;
– Capriche na descrição do produto, também tentando sanar o máximo de dúvidas que possam aparecer, poupando o tempo do consumidor;
– Esteja atento ao contacto dos consumidores para solucionar dúvidas;
– Capriche no pós-venda, para gerar avaliações positivas e levar o seu anúncio cada vez mais para o alto da página, mais visível para os compradores.
E-commerce: vale a pena?
Enquanto o e-commerce não exige o pagamento de taxas terceirizadas por vendas, cada plataforma que hospeda sites cobrará um valor para mantê-lo no ar. Além disso, é importante investir para potencializar a marca.
Para marcas já estabelecidas, com carteira de consumidores fiel, ter um ambiente digital próprio pode ajudar a promover uma experiência do cliente mais personalizada e controlada, trazendo toques especiais na comunicação, na identidade visual e na entrega.
Seja a oferecer os seus produtos em site proprietário ou num marketplace, é preciso se certificar de que o ambiente é seguro para os clientes, que fornecem dados pessoais para realizar as transacções financeiras. Para transmitir confiança ao consumidor, certificados de segurança devem estar visíveis no layout dos sites.