A empresa queniana Aircart lançou a sua plataforma online que ajuda os utilizadores a vender qualquer produto digital usando “links inteligentes”.
Descrita como uma versão queniana de plataformas internacionais como a Gumroad, a Aircart é uma vitrine para produtores de conteúdos digitais, permitindo aos utilizadores carregar um produto, adicionar o seu método de pagamento preferido, e receber imediatamente um link partilhável do qual podem ganhar directamente.
Co-fundada por Shadrack Apollo, Wyclif Okwiri e Hassan Kombo, a startup relata uma aceitação constante. Centenas de utilizadores têm utilizado o seu serviço desde o seu lançamento em Junho.
“Os nossos principais mercados e os que têm conduzido a maior parte da actividade são a Índia, os Estados Unidos, o Quénia e a Nigéria. Estes quatro países representam mais de 90 por cento da nossa base de utilizadores. Temos planos de expansão para mais países, e neste momento a nossa concentração está nos países africanos”, disse Apollo.
A Aircart também tem planos para lançar um mercado NFT no futuro, e planeia em breve procurar capital depois de ter sido lançada. A startup cobra uma comissão de 10% por cada venda que um criador faz utilizando a ligação que fornece.