Fundada na Nigéria em 2019, a Bento (criadora da app com o mesmo nome) é uma startup que aborda muitos dos desafios que as empresas africanas enfrentam, automatizando o pagamento de salários, impostos, pensões e outras remessas legais. Através da sua plataforma baseada numa nuvem, a Bento simplifica muitos processos de empresas africanas com um só clique.
A plataforma pode ser usada tanto pelos gestores da empresa, como por funcionários. Para os funcionários, a app oferece acesso a serviços de terceiros, tais como soluções de crédito – que incluem a capacidade de pagar propinas escolares e alugueres mensais em vez de anuais – seguro de desemprego, poupanças, investimentos e muito mais, tudo isto sem custos para os empregadores.
No seu mercado doméstico da Nigéria, a Bento serve mais de 900 empresas activas e está agora, pela primeira vez, a expandir-se internacionalmente. Tendo obtido licenças de funcionamento completas em cada mercado, a Bento está a construir equipas locais no Gana, Quénia e Ruanda e irá adaptar os seus produtos às nuances culturais e financeiras locais.
A empresa procura um crescimento ainda mais rápido em todo o continente e pretende lançar-se no Egipto, na África do Sul, no Uganda, na Tanzânia, em Angola e no Senegal até ao final de 2022.
“Ver tantas empresas a utilizar métodos analógicos para gerir a sua força de trabalho é simultaneamente frustrante e estimulante para nós”, diz Ebun Okubanjo, co-fundador e CEO da Bento. Os empregadores não têm acesso a salários personalizados a nível local e a ferramentas de RH de classe mundial e os empregados não podem aceder facilmente a serviços de terceiros”.
“Acreditamos que o nosso salário potencia a nossa vida, por isso estamos a construir o sistema operacional que terá um impacto profundo no continente africano para as gerações vindouras”, concluiu Okubanjo.