A era das tecnologias mais avançadas no segmento automóvel está a desenvolver-se a alta velocidade. E isso não apenas no que respeita aos carros eléctricos. As pequenas inovações tecnológicas inseridas nas várias funcionalidades dos veículos seguem o mesmo caminho.
A ideia da Toyota pode até parecer correcta, a fabricante de automóveis japonesa pretende que o cliente pague para munir o seu veículo de tecnologia inteligente. No entanto, a empresa está a mudar de estratégia e a criar um pacote de assinatura mensal, em que o cliente começa por pagar para ter acesso à funcionalidade de início remoto através de uma chave electrónica.
De acordo com o The Verge, o novo formato está inserido nos Serviços Conectados da Toyota. Desta forma, a empresa poderá oferecer aos clientes a opção de comprar estes novos serviços depois da compra de um novo carro da marca. O objectivo é oferecer ao cliente “recursos inteligentes”.
Tal como avança o The Drive, esta novidade está direccionada para os modelos comercializados desde 2018.
Para já, a marca está a oferecer testes gratuitos do recurso de Controlo Remoto, no entanto a duração do mesmo depende do pacote de áudio inserido em cada veículo. Caso o cliente tenha o pacote Audio Plan, terá acesso a 3 anos de teste, enquanto os que tiverem o pacote Audio Premium podem usufruir do serviço por 10 anos.
No entanto, apenas alguns modelos da Toyota trazem actualmente suporte a estes pacotes. Depois disto, os clientes terão de pagar planos de 8 dólares por mês ou 80 dólares por ano para continuar a usufruir do serviço.
No documento do Controlo Remoto da Toyota, é também referido que o serviço permite que os clientes usem os smartwatches, smartphones e outros dispositivos inteligentes para iniciar os seus carros.